>
 

A Escolha

Eu vi como uma jovem mãe tentou fazer com que seu filho de 2 anos de idade fazer uma escolha. "Você pode ter peixe ou frango", disse ela. Ela limita sua escolha de apenas dois, porque ele era muito jovem para entender, além disso. Escolha muitas vezes permite uma ampla variedade de opções, e também deve permitir que a pessoa rejeite as escolhas.

Adão e Eva estavam no melhor ambiente possível. Deus deu-lhes liberdade para comer de todas as árvores do Éden, Ele desenhou as linhas de contorno em torno de apenas uma árvore! Eles tinham uma escolha, e deve ter sido um acéfalo para escolha sabiamente. Mas sua escolha foi trágica.

Alguns culpam Deus por aquilo que eles vêem como suas restrições. Eles podem até acusá-Lo de tentar controlar suas vidas. Mas Deus dá-nos uma escolha, assim como Ele fez Adão e Eva.

Sim, Deus traça linhas de contorno, mas elas são para nossa proteção. Davi entendeu isso. Ele escreveu: "Os teus mandamentos me fazem mais sábio que os meus inimigos; porque, aqueles, eu os tenho sempre comigo. Compreendo mais do que todos os meus mestres, porque medito nos teus testemunhos. Sou mais prudente que os idosos, porque guardo os teus preceitos. De todo mau caminho desvio os pés, para observar a tua palavra." (Salmos 119:98-101).

Deus se importa tanto conosco que Ele nos dá as linhas de contorno para que possamos escolher o que é certo. - C. P. Hia

"E o SENHOR Deus lhe deu esta ordem: De toda árvore do jardim comerás livremente, mas da árvore do conhecimento do bem e do mal não comerás; porque, no dia em que dela comeres, certamente morrerás." (Gênesis 2:16-17)

"Mas a serpente, mais sagaz que todos os animais selváticos que o SENHOR Deus tinha feito, disse à mulher: É assim que Deus disse: Não comereis de toda árvore do jardim? Respondeu-lhe a mulher: Do fruto das árvores do jardim podemos comer,  mas do fruto da árvore que está no meio do jardim, disse Deus: Dele não comereis, nem tocareis nele, para que não morrais. Então, a serpente disse à mulher: É certo que não morrereis. Porque Deus sabe que no dia em que dele comerdes se vos abrirão os olhos e, como Deus, sereis conhecedores do bem e do mal. Vendo a mulher que a árvore era boa para se comer, agradável aos olhos e árvore desejável para dar entendimento, tomou-lhe do fruto e comeu e deu também ao marido, e ele comeu. Abriram-se, então, os olhos de ambos; e, percebendo que estavam nus, coseram folhas de figueira e fizeram cintas para si. Quando ouviram a voz do SENHOR Deus, que andava no jardim pela viração do dia, esconderam-se da presença do SENHOR Deus, o homem e sua mulher, por entre as árvores do jardim." (Gênesis 3:1-8)

Primeiro João 2:16 lança luz sobre as tentações no Éden (Gênesis 3) e dá um aviso: "Porque tudo o que há no mundo, a concupiscência da carne [" boa para se comer "], a concupiscência dos olhos [" agradável os olhos "],  e a soberba da vida [" ser como Deus "], não é do Pai, mas do mundo." - Bill Crowder

Pensamento do Dia: Mandamentos de Deus foram dados para nos satisfazer, não para nos frustrar.