>
 

Manutenção - 5

Número 5

II Reis 22

            Ao retornar aos EUA em maio passado fomos abençoados em poder adquirir um carro novo. Sendo que já fui dono de vários carros através dos anos, simplesmente comecei usá-lo sem sequer abrir o pacote contendo os manuais do proprietário. Achei que sabia o suficiente fazer uso do carro sem ler os por menores da sua manutenção.

            Semana passada fizemos uma pequena viagem entre as lindas montanhas e florestas do norte da Califórnia. Em determinado momento uma luz em forma de chave de boca acendeu no painel. Confesso que eu me assustei com aquilo. Em primeiro lugar não sabia o significado do aviso. E, em segundo lugar, devido à pista estreita e sem encostamento, não havia lugar para parar o carro e examiná-lo para certificar-me do que estava acontecendo. Finalmente apareceu um encostamento largo e parei para verificar o veículo. Neste meio tempo minha esposa passou mão no manual do proprietário. Eu estava com o capô aberto procurando algo que me explicaria a razão do aviso quando minha esposa me chamou para informar-me que o aviso era apenas para me alertar que chegou a hora para a troca de óleo entre outros cuidados rotineiros. Aí seguimos viagem tranquilos.

            Se você tirou tempo para ler II Rei capítulo 22 descobriu que Israel estava em apuros com Deus, pois andaram em flagrante desobediência às suas leis. Razão? O livro da lei foi perdido entre trastes e entulhos dentro da própria casa de Deus. Que vexame! A Palavra de Deus perdida dentro do lugar onde Deus deve ser louvado e adorado em verdade é o cúmulo de desleixo e ignorância.

            Mas, isto não foge muito do que acontece em dias atuais. Parece que a Palavra de Deus está mais uma vez perdida. Entre prédios ornados e luxos há lindas programações, shows de talento, exibição de oratória e outras atividades que partem da vontade humana, que honram aos homens, mas não fazem parte da vontade de Deus.

            Não é com pouca frequência que nem há pregação da Palavra de Deus nos ditos cultos. E quando há, é apenas uma pequena leitura de praxe, seguido por palavras que expressam a vontade humana em vez da vontade de Deus. Não pode ser assim, pois a Bíblia diz: "... sabendo primeiramente isto: que nenhuma profecia da Escritura é de particular interpretação." (II Pedro 1:20) Em muitos lugares há uma grande necessidade de descobrir novamente a pureza e exatidão da Palavra e que Ela não precisa meros homens para dar uma opinião sobre Ela. Ouvi pessoas declarar que não mais necessitamos do Antigo Testamento, pois Cristo fez tudo novo. É para supor, então, que podemos jogar fora os Dez Mandamentos que foram dados na era do Antigo Testamento?

            Jesus e os Apóstolos só tiveram o Antigo Testamento e com exatidão pregaram o Evangelho. Jesus disse: "Examinais as Escrituras, porque julgais ter nelas a vida eterna, e são elas que dão testemunho de mim..." (João 5:39) "e que desde a infância sabes as sagradas letras que podem fazer-te sábio para a salvação, pela fé que há em Cristo Jesus." (II Timóteo 3:15)

            Você conhece sua Bíblia, a lei de Deus? Caso não, fique sabendo que é de valor eterno começar a conhecê-la, pois ficará inteirado com respeito o verdadeiro caminho de salvação.

Philip D. Walmer