>
 

Manutenção - 7

Número 7

II Reis 22

                 Nenhum automóvel pode ser operado sem combustível. É essencial. Não é qualquer combustível que serve. Há vários produtos que são combustíveis, mas é necessário o combustível certo para fazer o veículo funcionar. Tem carros que usam exclusivamente o álcool, outros que usa somente gasolina, enquanto outros funcionam apenas com óleo diesel. Para seguir em uma viagem, é necessário colocar o combustível correto, senão pode ficar a beira da estrada sem socorro por perto.

            A oração é o combustível do crente. Da mesma forma que um carro não funciona com a gasolina que está no tanque de outro carro, o crente, apesar de agradecer pelas orações dos outros, é imprescindível que ele opera espiritualmente na base do seu próprio combustível, isto é, na força das suas próprias orações. Eu me lembro de um homem que frequentava a igreja onde pastoreava no início do meu ministério. Este homem sempre fazia um pedido de oração por ele mesmo. Meu pai, na época, ancião nos caminhos do Senhor, finalmente achou que chegou à hora para instruir o homem. Pai observou que este homem orava pouco e falou com ele que ele precisava orar por si mesmo, isto é buscar a Deus em prol das suas próprias necessidades. O homem aceitou estas palavras e não muito depois recebeu o Espírito Santo que ele tanto almejava por anos.

            Alguns gostam de colocar o combustível pingadinho no carro. Isto é, chegam ao posto de colocar apenas pouco valor deste líquido necessário. Provavelmente no dia seguinte terão de parar novamente no posto. Encher o tanque o comprar desta maneira vai dar no mesmo custo no final, e evita o perigo de falta. Não entendem por que não enchem o tanque. Frequentemente notei que existem pessoas que ficam apenas uns meros minutinhos no altar de Deus para orar. Sabendo que suas vidas estavam cheias de problemas, e que estes não poderiam ser resolvidos com aquela oraçãozinha, eu me afligia, pois sabia que a pessoa continuaria a sofrer com suas aflições.

            O problema de deixar pouco combustível no tanque do carro é que pode ocorrer uma emergência de noite quando os postos estão fechados, ou quando não há tempo para perder em abastecer o carro. Quando minha esposa estava prestes para ganhar nosso filho caçula, e sabendo que morávamos longe do hospital, sempre mantive meu veículo bem abastecido. E aconteceu que chegando à casa uma noite de inverno ela disse que sentia que seria aquela noite. Bem, eu disse, vamos passar no correio e depositarei esta carta e vamos seguir rumo ao hospital. Colocamos os outros filhos aos cuidados de outra pessoa e prosseguimos viagem. Pela metade dos 40 - 50 quilômetros até o hospital minha esposa deu um grito, e daí para frente eu era um foguete voando. Quebrei as leis da velocidade entre outras. Chegamos ao hospital. As enfermeiras vieram até o carro e ela foi literalmente raptada para dentro do hospital. Não mais a vi até vieram me dizer que ela já ganhou e estava me esperando no quarto. Ainda bem que o carro estava abastecido, senão eu podia ser obrigado fazer o parto a beira da estrada.

            As escrituras admoestam: "Orai sem cessar." (I Tessalonicenses 5:17)

Philip D. Walmer