>
 

Manutenção - 9

Número 9

II Reis 22

Outra peça estratégica do carro, pequena, mas essencial, escondida debaixo do capô, uma sem a qual o carro não funciona e que normalmente é esquecida até que não funciona é a bateria. Sem esta peça o carro não pode dar partida, e sem ela não funcionam os faróis, lanternas, rádio e todos os demais componentes elétricos e eletrônicos.

A bateria necessita de manutenção periódica. Em algumas é necessário acrescentar água, mas não pode ser qualquer água, tem que ser água limpa e preferivelmente água destilada que não tem produtos que poderiam danificar a bateria e encurtar sua vida útil. É também necessário que a bateria seja recarregada, pois sua energia esvazia sem que seja ativada e recarregada com o funcionamento do motor e alternador. Durante nossa estadia na cidade de João Pessoa, Paraíba, era necessário nossa ausência da cidade durante três a oito meses. Após cada ausência, ao retornar e tentar ligar o carro foi constatado que a bateria estava parcialmente ou totalmente descarregada. Assim, era necessário chamar um técnico para nos assistir dar partida no carro. Uma vez aconteceu que a bateria não, mas prestava e foi necessário adquirir uma nova. Também, após estas crises, era necessário levar o carro a concessionária para equilibrar o sistema eletrônico. Era um problema que dava grande trabalho.

Nossa vida espiritual é como uma bateria. Ela necessita de constante manutenção. Mas, esta manutenção é frequentemente esquecida, pois a necessidade da mesma não dá sinais como fome e sede, e por isso passa sem a devida manutenção. Como é que alguém pode fazer a manutenção desta bateria espiritual?

Tema do qual tenho falado muitas vezes é o essencial leitura da Palavra de Deus. Alguns pensam que quando falo disto que estou encorajando para ler copiosas passagens da Bíblia de uma vez. Volto, no entanto, falar o que tenho falado muitas vezes, e isto é que é melhor ler apenas alguns versículos que entendem do que fazer maratonas de leitura, da qual não percebeu nada de valor para aquele dia ou a vida. "Escondi a tua palavra no meu coração, para não pecar contra ti." (Salmos 119:11) A verdade é que não pode esconder a Palavra ou guardar Ela sem que a leia.

Precisa também se encher do Espírito Santo e manter o nível do Espírito em alto. Se a bateria do carro baixar o nível de água, ela estraga e necessitará de reposição. Paulo disse: "... enchei-vos do Espírito" (Efésios 5:18) Não basta poder apontar alguma data no passado quando inicialmente recebeu o Espírito, pois é essencial estar cheio Dele hoje.

Como a bateria do carro precisa frequente manutenção pelo funcionamento do motor e adição de água, o crente também precisa da manutenção que vem pela oração em particular em casa, bem como a assistência nos cultos da igreja, pois lá na comunhão dos outros, com o louvor e adoração em conjunto a bateria espiritual é recarregada. O escritor de Hebreus admoesta: "... não abandonando a nossa congregação, como é costume de alguns, antes admoestando-nos uns aos outros; e tanto mais, quanto vedes que se vai aproximando aquele dia." (Hebreus 10:25)

Philip D. Walmer