>
 

Manutenção - 10

Número 10

II Reis 22

             O bom motorista, isto é, dono de carro, ou de qualquer outra máquina aprende, aliás, deve aprender ouvir o som normal do equipamento que está operando. Um mecânico de máquinas me disse que o operador de máquinas tem que estar atento ao som delas. Algum tempo atrás dei uma serra para um funcionário usar. Ele estava acostumado com as máquinas, mas certo dia ele ligou a serra e estranhou o som. Ele a desligou imediatamente e me ligou dizendo que a serra estragou. Estranhei, mas fui imediatamente ao local de trabalho para verificar o ocorrido. Liguei rapidamente, ouvi o som estranho, e sabia na hora que a máquina foi ligada em 220 volts quando era de 110 volts. Liguei corretamente, verifiquei e constatei que não havia danos ao equipamento. Meu funcionário, por ser sábio, poupou uma máquina cara.

            O dono de um automóvel deve se acostumar tão bem com o som normal, que apesar de não estar prestando atenção específica ao carro, ele nota imediatamente quando um som diferente começa com alguma peça do carro. Assim, ele trata imediatamente identificar o problema, constatando se é grave ou não, se dar ou não para continuar a viagem. Por fazer assim ele pode evitar mais danos ao carro e mais despesas. Quando há um som estranho, algo está errado. Aprenda ouvir o som do seu veículo, ou das suas máquinas.

             Espiritualmente você é responsável por si mesmo da mesma forma que é responsável pela manutenção do seu carro. Não pode culpar o pastor quando tudo não vai bem na sua vida, nem os músicos, dirigentes, professores, outros membros ou qualquer outra pessoa. Você é o responsável. Vamos ver o que as Escrituras têm a nos dizer:

             "Examine-se, pois, o homem a si mesmo..." (I Coríntios 11:28) "Examinai-vos a vós mesmos se permaneceis na fé;provai-vos a vós mesmo." (II Coríntios 13:5) Pode ver que você mesmo é o responsável.

             Paulo reconheceu esta verdade e disse o seguinte em I Coríntios 9:27: "Antes, subjugo o meu corpo, e o reduzo à submissão [outra versão disse 'escravidão'], para que depois de pregar a outros, eu mesmo não venha a ficar reprovado." Nota que ele disse que era ele mesmo que subjugava seu próprio corpo. Infelizmente muitos não querem fazer isto, deixando que a carne faça sua própria vontade que nunca é a vontade de Deus.

             Os que querem colocar o cuidado das suas almas nas mãos de outras, isto é, depender do pastor ou outros líderes eclesiásticos, raramente aceitam quando um destes tem a ousadia de apontar o que pode ser erro, pecado ou qualquer deslize que compromete a salvação. Eles estão sempre prontos para defender seus direitos, seu ponto de vista, sua conduta ou o que seja.

             Anos atrás cheguei para uma pessoa que frequentava a igreja que pastoreava e levantei questão do comportamento, sinceridade e esforço em prol das coisas espirituais. Recebi de vez a defesa e fui informado que ela estava bem e que eu não precisava de me preocupar. Eu me preocupei, orei e confiei que cedo ou tarde esta pessoa retornaria a Deus. Infelizmente duas décadas depois a pessoa estar longe de Deus e longe da salvação. Não percebeu que as coisas estavam por ruir. Que pena!

Philip D. Walmer