>
 

Vergonha de Cristo

Número 1

            "Porque não me envergonho do evangelho, pois é o poder de Deus para salvação de todo aquele que crê: primeiro do judeu, e também do grego.     (Romanos 1:16)

            Ter vergonha de Cristo e sua fé cristã é perigoso. Eu sei que muitos não ligam muito ao esconder sua fé e assistência em uma igreja evangélica. Em lugares públicos jamais inclinariam a cabeça para oferecer graças a Deus pelo alimento, ou para oferecer uma oração a Deus em prol de algum necessitado. Veremos o que a Bíblia tem a dizer acerca desta vergonha que muitos sintam com tanto nitidez: "Se alguém se envergonhar de mim e das minhas palavras nesta geração adúltera e pecadora, o Filho do homem se envergonhará dele quando vier na glória de seu Pai com os santos anjos." (Marcos 8:38)

            A tentação de ter vergonha de Cristo e do Evangelho não é nada novo. Timóteo evidentemente foi tentado de ser ofendido pelas exigências do Evangelho. Paulo, por tanto lhe escreveu estas palavras: "Portanto não te envergonhes do testemunho de nosso Senhor, nem de mim, que sou prisioneiro seu; antes participa das aflições do evangelho segundo o poder de Deus..." (II Timóteo 1:8) Sim, sofremos! Quem lhe disse que não sofrerá? Isto faz parte de ser servo de Deus. Devemos lembrar que o próprio Senhor Jesus Cristo sofreu, e sofreu muito, com palavras ofensivas e também fisicamente. Ouve mais de Paulo no versículo 12: "Por cuja causa padeço também isto, mas não me envergonho, porque eu sei em quem tenho crido e estou certo de que é poderoso para guardar o meu depósito até àquele Dia." É possível que alguém crê que há de herdar ao lado de Paulo a mesma coroa, mesma vida eterna, mesma recompensa sem algum sofrimento? Por favor; vamos ser razoáveis. Francamente creio que nós desta geração onde tudo é tão fácil ficaremos com vergonha quando contemplamos o terrível preço que os do Antigo e Novo Testamento pagaram para herdar a salvação.

            Agora, veja o versículo 16 onde encontramos o pedido de Paulo em relação aos seus amigos e cooperadores: "O Senhor conceda, misericórdia à casa de Onesíforo, porque muitas vezes ele me reanimou e não se envergonhou por eu estar preso..." Alguns têm vergonha de estar com seu pastor, com outros crentes ou com seus pais que são e testemunham de Cristo em todo lugar.

            Um pastor se despediu de um rapaz, novo convertido que estava saindo da sua cidade para trabalhar longe de casa pela temporada de verão. O pastor o aconselhou para ficar firme na fé, para orar, para ler sua Bíblia e assim ficar forte na sua nova fé. No final do verão o rapaz voltou para casa e para a igreja, onde foi indagado por seu pastor acerca de como foi a temporada fora e no meio de incrédulos. "Pastor," disse o rapaz, "ninguém jamais descobriu que eu era crente." Como é o seu caso? Todos sabem que você é crente, ou procura esconder o fato para não passar vergonha? Não se esqueça de Marcos 8:38!

Philip D. Walmer

Pensamento do Dia: O diabo nunca está ocupado demais para embalar o berço de um desviado dormindo.