>
 

Vergonha de Cristo - 2

Número 2

             "Vendo a coragem de Pedro e de João, e percebendo que era homens comuns e sem instrução, ficaram admirados e reconheceram que eles haviam estado com Jesus." (Atos 4:13)

            Não é incomum que adolescentes e jovens têm vergonha de seus pais. Eles acham vergonhosa a maneira que os pais se conduzem, vestem, falam e etc. Não querem sair com eles, recusam sentar ao lado deles nos cultos, entre outros gestos que expressam; podemos dizer repúdio pelos seus progenitores.

            Não é diferente no relacionamento com Cristo. Espiritualmente falando Ele é o progenitor de todo cristão, Pai, Salvador, Rei e etc. Todo cristão deve sentir orgulho de estar associado com alguém tão grande, poderoso e capaz de fornecer tanta coisa; inclusive a vida eterna. No entanto há milhares que fazem de tudo para não deixar transparecer que têm ligação com Cristo e Sua Igreja.

            É importante lembrar que a palavra cristão significa semelhante a Cristo ou pequeno cristo. Em outras palavras significa que aquela pessoa que se acha cristão fará o que seu Mestre faria. Isto chega à raiz da questão. Será que tudo que faz representa a vida e pessoa de Jesus Cristo? Será que ele faria o que você está fazendo?

            Algum tempo atrás minha esposa acessou a página de Facebook de uma moça, filha de pastor na qual ela disse que o programa de televisão favorito dela era "Two And A Half Men." É um programa originado nos EUA e é um dos mais bagaceiros que existe, farto de sexo casual ilícito que envolve parceiros múltiplos, bem como palavras de baixo calão. Ficamos horrorizados ao ver isto. Onde está a convicção cristã? Onde estão os pais? Que efeito terá isto no ministério dos pais? Será que todos têm negado a Cristo por ter vergonha Dele e abraçado a mentalidade pecaminosa do mundo? Será que Cristo ficaria sentado assistindo tal programação quando Ele e Sua Palavra condenam adultério e fornicação?

            Mas recentemente a página de Facebook de um rapaz veio ao nosso conhecimento por acaso. Outra vez ficamos estarrecidos ao ver o conteúdo que ele tirou de algum site pornográfico, receado de palavras do mais baixo calão, fotografias questionáveis por quem confessa cristo, bem com sugestões para quem quer seguir uma vida devassa.

            Em tudo isso, entre outras coisas do gênero, veja que pessoas com fachada de crente na realidade têm vergonha de Cristo que se evidencia por elas adotarem para sua vida as coisas do mundo, bem como adaptar seu modo de viver de maneira que encaixa com as filosofias mundanas que prevalecem em todo lugar.

            Uma pessoa pode testemunhar de Cristo, aprender a se comportar de determinada maneira quando em ambientes que demandam tal, mas o que a pessoa é em outros ambientes, tal como o trabalho, fala mais alto no dia a dia. Você é cristão convicto em todo tempo, ou muda a cor conforme o ambiente, tal qual o famoso cameleão? Alguém pode dizer de você que havia estado com Jesus?

Philip D. Walmer