>
 

Liberdade Perigosa


A liberdade é perigosa nas mãos daqueles que não sabem como usá-la. É por isso que os criminosos estão confinados em prisões com arame farpado, barras de aço e barreiras de concreto. Ou considere uma fogueira que é permitida para se espalhar em uma mata seca. Ela rapidamente se torna um inferno ardente. Liberdade sem controle pode criar o caos.

Em nenhum lugar isso é mais evidente do que na vida cristã. Os crentes estão livres da maldição da lei, a sua pena, e seu poder de culpa produtora. Medo, ansiedade e culpas são substituídas pelo perdão, paz e liberdade. Quem poderia ser mais livre do que aquele que está livre nas profundezas de sua alma? Mas aqui é onde nós muitas vezes falhamos. Usamos luxo para viver a liberdade egoisticamente, ou que reivindica a posse do que Deus tem apenas que nos foi confiado. Deslocamo-nos para os padrões de vida auto-indulgente, especialmente em sociedades opulentas.


O uso adequado da liberdade é a "fé que atua pelo amor" para servir um ao outro "Porque, em Cristo Jesus, nem a circuncisão, nem a incircuncisão têm valor algum, mas a fé que atua pelo amor... Porque vós, irmãos, fostes chamados à liberdade; porém não useis da liberdade para dar ocasião à carne; sede, antes, servos uns dos outros, pelo amor." (Gálatas 5:6,13). Quando confiamos no Espírito e gastamos nossas energias em amar a Deus e ajudar os outros, as obras destrutivas da carne vão ser contidas por Deus "Digo, porém: andai no Espírito e jamais satisfareis à concupiscência da carne. Porque a carne milita contra o Espírito, e o Espírito, contra a carne, porque são opostos entre si; para que não façais o que, porventura, seja do vosso querer. Mas, se sois guiados pelo Espírito, não estais sob a lei. Ora, as obras da carne são conhecidas e são: prostituição, impureza, lascívia, idolatria, feitiçarias, inimizades, porfias, ciúmes, iras, discórdias, dissensões, facções, invejas, bebedices, glutonarias e coisas semelhantes a estas, a respeito das quais eu vos declaro, como já, outrora, vos preveni, que não herdarão o reino de Deus os que tais coisas praticam." (vv.16-21). Então, vamos sempre usar nossa liberdade para construir, não derrubar.


Como um fogo intenso, a liberdade sem limites é perigosa. Mas, quando controlada, é uma bênção para todos.  - Dennis De Haan


Aqui vemos três diferentes abordagens para a vida cristã: legalismo "De Cristo vos desligastes, vós que procurais justificar-vos na lei; da graça decaístes." (v. 4), que tentam ser justificadas por lei; de licença (vv. 19-21), onde a graça é vista como a liberdade de pecado e liberdade "Para a liberdade foi que Cristo nos libertou. Permanecei, pois, firmes e não vos submetais, de novo, a jugo de escravidão. Eu, Paulo, vos digo que, se vos deixardes circuncidar, Cristo de nada vos aproveitará. De novo, testifico a todo homem que se deixa circuncidar que está obrigado a guardar toda a lei." (v. 1-3), por que somos livres para ser guiado pelo Espírito. Bill Crowder


Cristo veio para nos dar liberdade

Ao morrer em nosso lugar;

Agora com nova liberdade somos obrigados

A compartilhar o Seu amor e graça. - D. de Haan


Pensamento do Dia: A liberdade não nos dá o direito de fazer o que nos agrada, mas fazer o que agrada a Deus.