>
 

Louvor Esperançoso

Um dos meus amigos estava em lágrimas em um belo dia de verão, incapaz de lidar com as dificuldades da vida. Outro não poderia olhar para além das tristezas que mudam a vida de seu passado. Ainda outro lutou com o fechamento da pequena igreja que havia pastoreado fielmente. Um quarto amigo tinha perdido seu emprego em um ministério local.
O que os nossos amigos que lutam ou qualquer um de nós fazemos para encontrar a esperança? Onde é que vamos voltar amanhã, quando não oferece promessas felizes?

Podemos elogiar ou "abençoar" o Senhor, como Davi disse no Salmo 103. Em meio aos problemas, reconhecer o papel de Deus em nossas vidas pode redirecionar o nosso pensamento a partir da dor de nossos corações e nos obrigar a viver em vez disso, a grandeza do nosso Deus. Davi sabia os problemas. Ele enfrentou a ameaça dos inimigos, as conseqüências de seu próprio pecado, e os desafios de tristeza. Mas ele também reconheceu o poder de cura de louvor.

É por isso que no Salmo 103, ele pode listar razões para voltar nossa atenção para Deus, que nos dá muitos benefícios: Ele nos perdoa, nos cura, nos redime, coroa-nos com amor e compaixão, satisfaz nossos desejos, e nos renova. Davi lembra-nos que Deus provê justiça e retidão, e Ele é clemente e amoroso.

"Bendize, ó minha alma, ao SENHOR, e tudo o que há em mim bendiga ao seu santo nome. Bendize, ó minha alma, ao SENHOR, e não te esqueças de nem um só de seus benefícios. Ele é quem perdoa todas as tuas iniqüidades; quem sara todas as tuas enfermidades; quem da cova redime a tua vida e te coroa de graça e misericórdia;  quem farta de bens a tua velhice, de sorte que a tua mocidade se renova como a da águia. O SENHOR faz justiça e julga a todos os oprimidos. Manifestou os seus caminhos a Moisés e os seus feitos aos filhos de Israel. O SENHOR é misericordioso e compassivo; longânimo e assaz benigno. Não repreende perpetuamente, nem conserva para sempre a sua ira. Não nos trata segundo os nossos pecados, nem nos retribui consoante as nossas iniqüidades. Pois quanto o céu se alteia acima da terra, assim é grande a sua misericórdia para com os que o temem. Quanto dista o Oriente do Ocidente, assim afasta de nós as nossas transgressões. Como um pai se compadece de seus filhos, assim o SENHOR se compadece dos que o temem. Pois ele conhece a nossa estrutura e sabe que somos pó." (Salmos 103:1-14)

Tome de Davi: Louvando a grandeza de Deus coloca a esperança em nossos corações perturbados. - Dave Branon

Spurgeon escreveu do Salmo 103: "Como nos Alpes sublime alguns picos sobem acima de todos os outros, mesmo assim entre os Salmos inspirado existem alturas da canção que por cima do resto. Este Salmo 103 jamais pareceu-nos ser o [ponto alto] da cadeia de montanhas divina de louvor."


Louvado seja, ó minha alma, o Rei do céu,

Para seus pés tua homenagem traz;

Resgatados, curado, restaurado, perdoado,

Cada vez mais os Seus louvores cantar! - Lyte

Pensamento do Dia: Louvor pode aliviar o seu fardo mais pesado.