>
 

Vergonha de Cristo - 3

Número 3

 

            A vergonha que alguns têm de Cristo ou de ser cristão é demonstrado de várias maneiras. Uma das maneiras é o jeito de si vestir. Alguns não resistem à tentação de copiar o estilo do mundo em volta. Refiro-me tanto aos homens como às mulheres. Mas como é óbvio o problema é mais difícil para as mulheres que para os homens, pois desde pequenas, são ensinadas por várias maneiras que a jovem, bem como a mulher com idade avançada deve ser sensual. Mas a Palavra ensina contra tal comportamento. "Quero, do mesmo modo, que as mulheres se ataviem com traje decoroso, com modéstia e sobriedade... como convém a mulheres que fazem profissão de servir a Deus..." (I Timóteo 2:9-10) Judas descreve esta geração com estas palavras: "Nos últimos tempos haverá escarnecedores, andando segundo as suas ímpias concupiscências. Estes são os que causam divisões; são sensuais, e não têm o Espírito."

            A tentação para os homens não foge muito disto, pois também gostam de andar meio despido, dando lugar para a vaidade masculina. Mas o problema maior dos homens se encontra justamente na área de amizades e rodas masculinas de conversas. Problema novo? De jeito nenhum! Séculos antes de Cristo Davi dava conselho a quem quer agradar a Deus: "Bem aventurado o homem que não anda segundo o conselho dos ímpios, nem se detém no caminho dos pecadores, nem se assenta na roda dos escarnecedores..." (Salmos 1:1)

            Deus sempre quis um povo separado para Ele, não um povo unido de coração e alma com o mundo. Por isso Ele chamou Abraão para fora de Ur dos Caldeus, fez ele se separar de Ló cujo coração não era um que buscava a Deus em primeiro lugar. Por isso Deus livrou o povo de Israel do Egito e lhe deu uma terra particular para onde poderiam servi-Lo conforme seus mandamentos. Israel errou terrivelmente, unindo-se com os idólatras de todas as formas. Deus finalmente se aborreceu deles e deixou com que eles fossem cativos dos quais eles deviam ficar isolados.

             O mesmo espírito corre livre no mundo de hoje. Muitas igrejas e organizações uma vez conservadoras, que não faziam compromisso com o mundo e suas paixões hoje não se diferem em nada do mundo. Adulterar, fumar, usar bebidas alcoólatras, fornicar, e etc. não fazem mais diferença para os supostos líderes eclesiásticos. Eles esqueceram o que foi profetizado com respeito Jesus: "... porque ele salvará o seu povo dos seus pecados." (Mateus 1:21) Nota bem que disse que salvará dos pecados e não nos pecados. Deus quer todos livres do pecado, quer um povo separado do mundo. Veja! "Saí vós do meio deles e separai-vos, diz o Senhor; e não toqueis coisa imunda, e eu vos receberei; e eu serei para vós Pai, e vós sereis para mim filhos e filhas..." (II Coríntios 6:17-18)

            Deus quer um povo que se destaca do mundo, não um povo semelhante a ele; um povo que sofre, se for necessário, escárnios por ser cristão de verdade. Como é amigo? Tem medo de destacar como cristão? Tem medo de não ser aceito pela sociedade? Tem vergonha de Cristo, Sua Palavra, seus filhos e a igreja? Bem, terá de decidir ser aceito pelo mundo que não lhe oferece nada além da morte ou agradar a Deus e ser aceito por Ele, O Único que pode lhe dar vida eterna.

Philip D. Walmer