>
 

Vergonha de Cristo - 4

Número 4

            Sei muito bem que alguns poderiam ficar indignados comigo, pois escrevo com autoridade, e digo coisas que ferem os princípios pessoais de algumas pessoas. É notável que pessoas não gostem de ouvir a verdade quando ela vai à contramão de seus interesses pessoais. Não foi diferente com João Batista, Jesus, os Apóstolos, Paulo e tantos outros que a lista fica quase infinita. Alguém disse: "Amigo sincero é aquele que mostra seus erros e ajuda a vencê-los. Não aquele que os esconde somente para satisfazê-lo permitindo que você viva em mundo de mentiras."

              O que estas pessoas aborrecidas deixam de reconhecer é que os fieis defensores de verdade estão, na verdade, zelando pelas almas a quem falam e pregam. O livro de Hebreus declara acerca dos ministros de Cristo: "Obedecei a vossos pastores, e sujeitai-vos a eles; porque velam [zelam] por vossas almas..." (Hebreus 13:17) Os pastores fieis tentam por todas as vias arrebatar as almas dos caminhos errados para poderem salvá-las da vingança de Deus sobre todos os malfeitores e pecadores. Mas, alguns por vergonha de Cristo querem andar juntinho ao mundo para não passar vergonha diante de colegas de colégio, trabalho, de parentes e amigos. Francamente prefiro sofrer os escárnios desta gente do que a desaprovação de Deus que pode ou não me proporcionar a vida eterna.

              Então, com palavras frequentemente fortes, escrevo, e sim, ofendo os que amam mais o mundo, a aceitação do mundo, os prazeres do mundo do que a Deus. Entendo que ofendo aqueles que têm vergonha de Cristo. Alguns têm tanta vergonha de Cristo que nem a coragem possuem para baixar a cabeça em lugar público para agradecer a Deus por uma refeição. Chegam como nem uns porco selvagens para comer sem reconhecer que todas as boas dádivas vêm de Deus e que Ele espera pelo menos uma palavra de agradecimento. Os incrédulos não têm vergonha de fumar na sua cara, de usar palavrões das mais pérfidas, agredir você com palavras de desagrado, falar mal da sua fé, comportamento, vestimenta, linguajar e etc. Porque você deve ter vergonha de inclinar sua cabeça para agradecer a Deus?

             Os discípulos de Cristo do primeiro século não tiveram esta vergonha de Cristo. Quando foram dispersos de Jerusalém e Judéia, a Bíblia fala que foram para todo lugar anunciando Cristo. Houve grande avivamento. Mas, sim, veio depois grande perseguição, mas nem à face da morte tiveram vergonha de Cristo. Foram rogados para renunciar Cristo, mas não fizeram pois para eles é de maior lucro morrer por Cristo do que viver tendo renunciado o único que pode salvar.

             E você, meu amigo, vai andar com esta vergonha da sua fé, expressando-a somente na companhia de outros na confinação da igreja? Vai ter vergonha de falar como cristão, vestir-se como cristão, comportar-se como cristão e como todo o seu ser anunciar ao mundo que é cristão? Não se esqueça: "Se alguém se envergonhar de mim e das minhas palavras nesta geração adúltera e pecadora, o Filho do homem se envergonhará dele quando vier na glória de seu Pai com os santos anjos." (Marcos 8:38)

Philip D. Walmer