>
 

Vergonha de Cristo - 5

Número 5

 

           Caro amigo, você não pode imaginar a profundeza do meu desejo que você seja salvo. No pouco espaço que tenho neste devocional não permite que elabore todos os sinais que indicam o cumprimento de tudo que a Bíblia profetiza. Qualquer estudante sério da Palavra de Deus concordaria que tudo indica que a vida do Senhor está bem próxima. Preocupo-me com as pessoas que se desviaram dos caminhos do Senhor, com outras que vivem apenas na periferia da igreja, simplesmente não levando a sério as coisas referentes a Deus. E, mantendo o contexto destes devocionais há aqueles que têm vergonha de ser associados com Deus, a Igreja e cristãos. Usam comportamento não aceitável com os princípios estabelecidos por Deus.

          Paulo escreveu para os Romanos: "Porque não me envergonho do evangelho de Cristo, pois é o poder de Deus para salvação de  todo aquele que crê..." (Romanos 1:16) Se você acha que não é fácil ser cristão hoje, precisa ler o Livro de Atos de novo para entender, pelo menos um pouco, do que os cristãos do primeiro século da igreja sofreram. Em muitos casos manter a fé em Jesus Cristo era uma questão de vida e morte, enquanto em muitos outros casos uma questão de açoites, prisões, apedrejamento, e outras perseguições numerosas demais para mencionar aqui.

          A maioria das cartas (epístolas) de Paulo escritas para as igrejas do primeiro século, bem como as escritas para pessoas como Timóteo, Tito entre outras foram elaboradas dentre de uma prisão. Por que Paulo foi encarcerado? Roubou? Matou? Rebelou contra governantes? Não! Ele simplesmente amava a Cristo, pregava Cristo e apesar de todas as perseguições e sofrimentos não desistiu de manter sua fé e posição.

          Podemos imaginar aquele ambiente? Uma prisão na melhor das hipóteses é um lugar ruim, mas uma prisão naquela época era um lugar onde pessoas foram tratadas sem a mínima de humanidade. Era um lugar totalmente insalubre, frio no inverno e insuportavelmente quente no verão. Era úmida e fedorenta, pois não existia qualquer saneamento básico. Mas de dentro deste ambiente vem palavras como as de Romanos 1:16.

          Ouve bem apenas algumas das suas declarações: "Retende o que é bom." (I Tessalonicenses 5:21) "... estai firmes e conservai as tradições que vos foram ensinada, seja por palavra, seja por epístola nossa." (II Tessalonicenses 2:15) "Conserva o modelo das sãs palavras que de mim tens ouvido na fé e no amor que há em Cristo Jesus." (II Timóteo 1:13) "... retendo firme a palavra fiel, que é conforme a doutrina, para que seja poderoso, tanto para exortar na sã doutrina como para convencer os contradizentes..." (Tito 1:9) Agora o livro de Hebreus declara: "... Conservamos firmes até o fim a nossa confiança... (3:6) "Retenhamos firmemente a nossa confissão." (4:14) "... retenhamos inabalável a confissão da nossa esperança, por que fiel é aquele que fez a promessa..." (10:23) Há mais quatro passagens relevantes no livro de Apocalipse.

          Finalizando: "Combati o bom combate, acabei a carreira, guardei a fé." (II Timóteo 4:7) E você, amigo, fez isto, ou está fazendo assim. Caso sim pode alegrar-se com Paulo: "Desde agora, a coroa da justiça me está guardada, a qual o Senhor, justo juiz, me dará naquele dia; e não somente a mim, mas também a todos os que amarem a sua vinda." (II Timóteo 4:8) Caso não está combatendo em prol da verdade, correndo bem e fiel sua carreira, e guardando a fé apostólica; a coroa da vida não está lhe reservada.

Philip D. Walmer