>
 

Amor RecĂ­proco

            É motivo de grande gozo ler João 3:16 e ter afirmado mais uma vez que Deus amou o mundo, e saber sem sombra de dúvida que isto nos inclui. Ser realmente amado é o desejo de cada ser humano, mas saber que é amado pelo supremo ser, o Deus da terra e do céu produz uma alegria muito além da expectativa. Este conhecimento deve de ser entre as maiores emoções de qualquer pessoa.

            Casar por amor real é ou deve de ser o alvo real de todos que querem casar. No entanto se vê frequentemente pessoas querendo se casar que não tem princípios que resultarão em um casamento infeliz, pois se casam por interesse e egoísmo. Tem sido uma dor inesquecível ver casamentos ir ao naufrágio por que um ou o outro parceiro na união simplesmente quer aproveitar o outro, sugando todos os benefícios possíveis da união. Não são poucos os casos acerca dos quais se lê onde a mulher se casa por que o marido é bem de vida, por que pode fornecer muitos bens e outros benefícios supostos ou reais.

            Infelizmente há muitas pessoas que estão aparentemente abraçando a fé cristã, mas quando o motivo desta decisão vem à tona se torna óbvio que havia segundas intenções com a decisão de entrar em união com Deus. Havia interesse no que Deus poderia providenciar para elas. Mas veja o que João, o amado do Senhor, e quem provavelmente entendeu mais sobre o amor de Deus do que qualquer outro, escreveu para a igreja: "Assim sabemos que amamos os filhos os filhos de Deus: amando a Deus e obedecendo aos seus mandamentos. Porque nisto consiste o amor a Deus: em obedecer aos seus mandamentos. E os seus mandamentos não são pesados." (I João 5:2-3)

        No entanto ouvimos pessoas alegando amor para com Deus, mas obviamente vivem em flagrante desobediência a Deus. Praticam uma ou mais das obras da carne constantemente. E você, não sabe quais são as obras da carne? Veja! "Ora, as obras da carne são manifestas: imoralidade sexual, impureza e libertinagem; idolatria e feitiçaria; ódio, discórdia, ciúmes, ira, egoísmo, dissensões, facções e inveja; embriaguez, orgias e coisas semelhantes. Eu os advirto, como antes já os adverti: Aqueles que praticam essas coisas não herdarão o Reino de Deus." (Gálatas 5: 19-20) Quando uma pessoa realmente ama a Deus ela não pratica estas coisas.

         Não adiante tentar afirmar que ama exclusivamente seu cônjuge se está paquerando uma ou mais pessoas do sexo oposto. Pode tentar afirmar que ama a Deus, mas Deus está lhe vendo em todo momento, e não somente vendo suas obras e ouvindo suas conversas, mas entende nitidamente o intento do seu coração. Não adianta afirmar que ama a Deus se suas obras não provam isto.

             Muitos seguidores de Jesus O deixaram quando Ele começou exigir provas do amor deles para com Ele. Quis provar que não estavam O seguindo apenas para os benefícios terrestres. Veja as palavras de Jesus aos seus discípulos e outros seguidores: "Se vocês me amam, obedecerão aos meus mandamentos." (João 14:15) Deus ama você. Você ama a Deus? Suas obras provam este amor declarado?

Philip D. Walmer