>
 

PolĂ­tico Famoso Corre Amedrontado

Ele era um homem poderoso, conhecido por sua brutalidade. Alguém tinha que ser implacável e tortuoso, a fim de sobreviver como um governador aliado com o líder político mais poderoso do planeta. Além disso, o conhecimento comum atesta que a política raramente é feita com motivos puros ou morais limpos. Félix era um político de "sucesso". Para seu crédito, ele tinha sido duro com o crime, fazendo sua região um lugar muito mais seguro para viajar. Para seu descrédito, sua vida pessoal foi marcada por adultério e quaisquer outras coisas egoístas que precisava fazer para sobreviver. O ponto é que Félix não foi facilmente abalado, como político, ele foi usado para confronto e manobras cão-come-cão.

Com isso em mente, um é pego de surpresa na cena narrada por um médico que está a par de um processo do primeiro século legal entre Félix, governador da Judéia e Paulo, um missionário cristão, que tinha sido preso por pregação politicamente incorreta. Félix convocou o preso para interrogatório, na esperança de que Paulo lhe daria um suborno, proporcionando-lhe uma desculpa para deixá-lo ir. Felix não é bobo, ele sabe que Paulo não é um criminoso perigoso, mas que ele é vítima de intolerância e censura religiosa. O que é tão impressionante sobre esta situação, no entanto, é que, durante o curso da conversação esse político experiente, ficou alarmado e apavorado. O que assusta um homem assim? Por que ele ficou tão abalado?

Aqui está como o Dr. Lucas registrou: "Mas, quando Paulo começou a falar sobre uma vida correta, o domínio próprio (o controle das paixões), e o Dia do Juízo Final, Félix ficou com medo e disse: - Agora pode ir. Quando eu puder, chamarei você de novo." (Atos 24:25 NTLH) Felix estava com medo, porque, quando confrontado com a verdade, ele reconheceu que um dia ele seria responsabilizado por suas ações. Ele sabia que o que ele parecia estar fugindo o alcançaria quando ele estivesse diante de Deus no julgamento.

Você já experimentou momentos de clareza como essa? Você já foi confrontado com mandatos de Deus sobre pureza e retidão e percebeu que sua vida está impactando outras vidas, e que um dia você iria responder por cada palavra e ação? Estes podem ser importantes momentos de mudança de vida. Esse é o tipo de momentos que Deus quer que tenhamos quando ouvimos a pregação ungida, ler a Bíblia ou ouvir uma música inspirada por Deus. Infelizmente Felix corta sua curta sessão - ele perdeu a oportunidade de fazer as coisas certas.

A Bíblia diz, "E, assim como aos homens está ordenado morrerem uma só vez, vindo, depois disto, o juízo..." (Hebreus 9:27) Este não tem que ser um versículo assustador. A "boa nova" é que aqueles que aceitam o perdão que oferece Jesus podem ter seus pecados lavados e depois ser dado o poder de viver uma vida de pureza e retidão. (Veja Atos 2:38) Eles não serão perfeitos, mas eles serão cobertos pela graça de Deus. Como resultado, quando eles morrerem, eles estarão em bons termos com o seu Criador. Em outras palavras, os crentes obedientes não têm mais necessidade de medo! Enquanto isso, os de vida reta e pura que eles levam dará a eles e aqueles à sua volta uma vida melhor aqui e agora. Justiça e pureza podem elevar o padrão de vida em sua casa e você não terá nenhuma necessidade de correr amedrontado.

John W Hanson