>
 

O Que É Um Instrutor de Altar?

O que segue é uma parte da in­trodução de um livro por Philip Duarte Walmer, que está sendo preparado para ser levado à Convenção Nacional que dará instruções detalhadas para as pes­soas que trabalham no altar da sua igre­ja.

Desconheço uma definição para o termo "Instrutor de Altar". Portanto, para poder ter um ponto de partida usarei mi­nha licença como escritor para definir este termo de acordo com o Pentecostalismo Tradicional". Um Instrutor de Altar é uma pessoa que ajuda ou instruí uma outra pessoa; ensinando-o para responder ao Espírito do Senhor através do Louvor e Adoração.

Nós, Pentecostais, usamos o altar como um lugar de oração e compro­metimento. Sabemos que um instrutor é um professor, tutor ou mentor. Juntando estas duas palavras nos dará uma com­preensão do trabalho que estamos con­templando neste livreto. Quando as pes­soas vem a um lugar de oração e com­prometimento é nossa obrigação para ensiná-las, tutelá-las, ou mentoreá-las com respeito as coisas do Espírito.

Devemos nos lembrar que as pessoas que vem visitar o altar de nossa igreja vêm das mais variadas vidas e ex­periências espirituais. A maioria não sabe orar, de fato muitos nem sabem que a pessoa comum tem este direito. Eles fo­ram ensinados que somente o padre pode orar e interceder por eles. Outras acham que é somente o "poderoso missionário ou curandeiro" que tem "o poder" para curá-las ou providenciar a necessidade nas suas vidas. Esta maioria vem ao altar de uma igreja apostólica não tendo a me­nor ideia o que deve fazer. É para ajudar estas pessoas que o "Instrutor de Altar" tem um valor imenso em volta do altar.

Em muitas igrejas, não tem sequer uma pessoa que é um "Instrutor de Altar", e em algumas nem o pastor é capaz de fazer esta obra primordial. Por isso, centenas, senão milhares de pesso­as tem saído de nossas igrejas, tendo sen­tido de uma forma maravilhosa a presen­ça de Deus, mas não souberam o que fa­zer, e provavelmente nem entenderam o que sentiram, nem entenderam que Deus estava falando com eles. Estas pessoas e muitos outras como elas continuarão indo embora de nossas igrejas a não ser que, em primeiro lugar o pastor entenda o tra­balho de "Instrutor de Altar" e passa a ensinar os membros da sua igreja para atuar com sabedoria e presteza nesta obra tão importante.

A Bíblia recorda para nós uma história muito interessante que ilustra o que acabei de dizer acima. O evangelista Filipe foi a cidade de Samaria, depois de muitas semanas ou talvez alguns meses teve um grande despertamento entre aquele povo para o evangelho. Eles che­garam a se arrepender, e ser batizados. Os apóstolos, tendo ouvido que Samaria recebeu o evangelho, enviaram Pedro e João para averiguar as notícias. Chegan­do lá descobriram um povo pronto para receber o Espírito Santo. Pedro abriu a porta para este povo conforme a ordem de Jesus...

Quantas almas perdemos por não ser um bom "Instrutor de Altar?" Quantas cidades não foram evangelizadas porque alguém falhou em ser um tutor em volta do altar de Deus? Quando falhamos em nosso dever, o prejuízo para o reino de Deus é grande. Quero que você, meu leitor, comece a desejar ardentemente fa­zer parte deste trabalho maravilhoso que nos coroa de grandes vitórias e bênçãos.

Jesus nos ensinou por seu exemplo o valor e benefício de um traba­lho individual.

Philip D. Walmer