>
 

O Último Capítulo - 2

Paulo descreveu "... nos últimos dias, sobrevirão tempos difíceis..." em II Timóteo 3:1. Jesus disse. "... porque nesse tempo haverá grande tribulação, como desde o princípio do mundo até agora não tem havido e nem haverá jamais. Não tivessem aqueles dias sido abreviados, ninguém seria salvo; mas, por causa dos escolhidos, tais dias serão abreviados." (Mateus 24:21-22)

Quando estávamos na escola, não gostava de testes e exames. Muitos estudantes esperavam até que um ou dois dias antes da prova e, em seguida, passava longas horas, dia e noite, no estudo. Chamamos "estudando para as provas finais." Por meses nós sabíamos que os exames estavam chegando, e preparação diária teria eliminado a cursinhos, mas pô-lo fora parecia à coisa certa a fazer.
As cinco virgens loucas estavam dormindo com as sábias, enquanto esperava o noivo chegar. Quando ele chegou, as cinco sábias subiram, prepararam as suas lâmpadas, saíram-lhe ao encontro. As virgens loucas descobriram que elas não tinham óleo e gritaram para a sábia. "E as loucas disseram às prudentes: Dai-nos do vosso azeite, porque as nossas lâmpadas se apagam." Elas estavam tão despreparadas para as finais que queriam copiar daqueles que foram preparadas. As virgens loucas pensavam que algo poderia acontecer no último minuto, para prepará-las para a vinda do noivo. Não é assim. Na vinda do Senhor, muitos vão estar na mesma situação.

Há quanto tempo sabemos que no final do capítulo vai logo acontecer, mas de alguma forma pensamos que tivesse feito isso, não percebendo que estávamos à deriva e tinha sido por um longo tempo? De repente, nós passamos a procurar e descobrimos que nós estávamos de forma a rio abaixo de onde pensávamos que estávamos. Deriva é um processo inconsciente, que acontece tão facilmente.
"Portanto, convém-nos atentar, com mais diligência, para as coisas que já temos ouvido, para que, em tempo algum, nos desviemos delas." (Hebreus 2:1) A lei não escrita do "logro da gradual" tem o potencial de afetar cada um de nós. É tão fácil deixar de lado algumas das verdades da Palavra de Deus, por aquiescer gradualmente. Nós realmente não pretendíamos, mas algumas coisas que eram tão erradas para nós em um momento em nossa caminhada com o Senhor tornaram-se aceitável, e fazíamo-las sem uma pontada de culpa.

Nada deve ser mais importante para nós nestes dias que nos aproximamos do final do que ser "... firmes, inabaláveis e sempre abundantes na obra do Senhor, sabendo que, no Senhor, o vosso trabalho não é vão." (I Coríntios 15:58)


C.M. Becton