>
 

Fuja!

            "Então, ela o pegou pelas vestes e lhe disse: Deita-te comigo; ele, porém, deixando as vestes nas mãos dela, saiu, fugindo para fora." (Gênesis 39:12)

            As tentações que vem à vida do cristão no decorrer da sua vida e andar com Deus não são novidade. Contemplando a vida de José é fácil ver que até naquela época, dezenas de séculos atrás, havia basicamente as mesmas tentações de hoje. Conforme a história, esta não foi a primeira vez que ele sofreu este assédio. Mas, sempre desconversava a mulher ao sofrer seu assédio. Mas esta vez foi diferente, e ele não viu outra saída a não ser se colocar em fuga. Na pressa da fuga, deixou para traz suas vestes, como prova mentirosa da acusação que a mulher levantaria conta ele. Vendo o desenrolar desta história e o subsequente sofrimento de José, alguns diriam que melhor seria ceder ao assédio do que sofrer na prisão. José, portanto, não mediu apenas os prazeres do momento, mas as consequências a longo prazer. Ele considerou a opinião de Deus em relação ao ato que estava sendo tentado para cometer. Assim todos devem fazer.

            Frequentemente o problema da tentação se agrava e se torna um problema ainda mais sério por brincar com a tentação, dar lugar aos sentimentos carnais, e tentar provar que na carne existe controle e poder para vencer. Não se esquece que José fugiu, correu, debandou, e sumiu, pois evidentemente o assédio estava ao ponto de vencê-lo.

            Um muito conhecido meu contou que certa vez foi a uma papelaria/livraria grande para comprar suprimentos para seu escritório. Não podendo achar tudo que ele queria, pediu a ajuda dos funcionários da loja. Prontamente foi atendido por uma moça. Ela o levou até o fundo da loja onde estavam os produtos, e neste momento ela fez de uma maneira clara uma proposta indecente. Ele, crente e conhecedor da Palavra de Deus, juntou o que ele queria e estava já indo apressadamente para o caixa pagar quando foi chamado de volta para pegar algo que esqueceu, e aí sofreu outra investida mais picante. Finalmente conseguiu pagar por suas compras e deixar a loja. Para não correr riscos futuros, ele deixou de frequentar aquela loja por uns seis meses, indo três vezes mais distância para efetuar suas compras. Quando finalmente ariscou um retorno à loja, entrou na porta, parou, olhou bem o ambiente, e finalmente, não tendo avistado a tentadora foi às compras. Aí, você pode dizer; ele era muito fraco. Não, era apenas cauteloso e cuidadoso.

            Veja abaixo as instruções da Palavra de Deus:

 "... Fugi da idolatria. (I Coríntios 10:14)

 "Tu, porém, ó homem de Deus, foge destas coisas..." (I Timóteo 6:11) (Leia os versículos anteriores)

 "Foge... das paixões da mocidade." (II Timóteo 2:22)

 "Foge também destes." (II Timóteo 3:5) (Leia os versículos anteriores)

 Por final temos esta grande e encorajadora promessa: "... resisti ao diabo, e ele fugirá de vós." (Tiago 4:7) Um pouco de resistência traz grande vitória.

Philip D. Walmer

 

Pensamento: Quando Satanás bate a sua porta, simplesmente diz, "Jesus, poderia atender a porta por mim?"