>
 

Provar e Reter

 

          " ... julgai todas as coisas, retende o que é bom..." (I Tessalonicenses 5:21)

          Em um devocional anterior escrevi acerca de provar (examinar, julgar, por a prova) todas as coisas que ouve acerca de coisas religiosas, doutrinas, ensinamentos e etc. Diante de tantas coisas erradas que estão sendo oferecidas hoje em nome da verdade, novas revelações, esclarecimentos por ditos "doutores da lei" e etc. isto é absolutamente necessário para não ser iludido, guiado por um caminho falso e para poder salvar sua alma. O mais importante, aliás, o absolutamente essencial é que tudo seja provado, examinado, julgado e posto à prova diante da Palavra de Deus.

          É por esta razão que tenho "batido tanto na mesma tecla" de conhecer pessoalmente a Palavra de Deus e apesar de ter grande confiança no seu pastor ou líder espiritual. Pessoalmente eu não tenho qualquer receio de ver todos na congregação à qual estou ministrando com suas Bíblias abertas conferindo tudo que ofereço na mensagem. Não só não me incomodo com isso, mas encorajo a todos para fazer e para me questionar educadamente caso acham que estou me divergindo da Palavra.

          Será que Deus há de salvar a todos por causa da sinceridade deles apesar de ter posta sua fé em doutrina errada? Francamente eu não sei, contudo seria um tolo para dizer a qualquer um que não faz diferença, que fé é fé apesar de estar má posta em vez de ser firmada integralmente na verdade pura da Palavra de Deus.

          Não é apenas essencial provar tudo que houve diante da Palavra de Deus, mas uma vez confirmado, seguir em frente com a segunda parte do versículo texto que diz: "retende o que é bom..." Verdade adquirida e perdida ou abandonada não tem absolutamente nenhum valor. É exatamente como dinheiro, que uma vez dispersado, perdido ou investido em coisas sem valor não compra mais nada. Ouve um conselho do sábio Salomão: "Compra a verdade e não a vendas; compra a sabedoria, a instrução e o entendimento. (Provérbios 23:23) Sei que a verdade não pode ser literalmente comprada, nem a instrução ou o entendimento. No entanto, por via de esforço, diligência e fidelidade ao estudo da Palavra a verdade pode ser adquirida.

          Uma vez adquirida, Paulo aconselha para retê-la. Não é fácil fazer isto, e especialmente em nosso mundo atual onde todo mundo está oferecendo um caminho "mais fácil". Salomão aparece com mais uma palavra de sabedoria em Provérbios 14:12: "Há caminho que ao homem parece direito, mas ao cabo dá em caminhos de morte." A palavra de um amigo pode soar como algo verdadeiro, que a "coisa nova" que ele oferece é o que você sempre queria, mas toma cuidado, muito cuidado.

          "Todo aquele que é da verdade ouve a minha voz." (João 18:37) Não é como o velho ditado: "A voz do povo é a voz de Deus." A voz de Deus neste mundo perverso não vem de qualquer fonte humana, pois a voz de Deus é a Sua Palavra e qualquer um, seja importante aos olhos do povo ou não, que oferece qualquer coisa que não concorda perfeitamente com a Palavra é falso profeta e deve ser ignorado e descartado como líder espiritual. Retende a pura e imutável verdade de Deus!

Philip D. Walmer