>
 

Abster-se

          "Abstende-vos de toda aparência do mal." (I Tessalonicenses 5:22)

          Em dois devocionais anteriores escrevi do versículo 21onde a Bíblia recomenda que toda espécie de ensinamento seja provado de acordo com as Sagradas Escrituras, e que a verdade seja retida com firmeza. Agora do versículo 22 descobrimos outra recomendação de grande valor, isto é de "abster-se da aparência do mal". Em outras versões o verbo evitar é usado. Também no lugar de aparência a palavra forma de mal, tipo de mal e espécie de mal é usada. Não importa a palavra empregada, a mensagem continua sendo a mesma: Provar tudo, reter o que é bom e verdadeiro e abster-se (evitar) todo tipo de espécie, forma ou aparência de mal.

          Lembro-me de dois homens que não fizeram de acordo com este conselho e acabaram sofrendo terríveis consequências de ter brincado com o mal, nestes casos, a imoralidade. Sansão buscava uma companheira entre os gentios, ato proibido por Deus. Acabou se envolvendo com uma mulher que o traiu para seus compatriotas. Ele teve seus olhos vazados, foi obrigado servir com boi em serviços pesados e finalmente pela misericórdia de Deus foi permitido morrer junto com seus inimigos. Davi, em vez de esconder seus olhos da mulher nua e casada que se banhava, olhava e deixou seu coração se encher de concupiscência até cometer o adultério com ela e numa tentativa de esconder a gravidez dela mandou matar seu marido. A criança morreu no parto e até a nação da qual Davi era rei também sofreu as consequências do seu pecado. A lição é que você jamais afeta apenas você mesmo, mas outras pessoas e outras gerações da sua família por sua desobediência às leis de Deus.

          Segue mais recomendações de homens inspirados por Deus para escrever para futuras gerações:

          "Fugi da prostituição." (I Coríntios 6:18) A Bíblia neste versículo usa também a palavra fornicação. Um estudo mais profundo revela que múltiplo envolvimento sexual entre pessoas, seja pago ou não, é considerado fornicação (prostituição) e, portanto imoral. Há determinadas tentações contra as quais a pessoa deve lutar, mas no caso de atos sexuais ilícitos, o único meio de ganhar a vitória é de fugir. Certa vez fui fazer compras em uma papelaria bem conhecida. A moça atendente me fez uma proposta indecente. Apressadamente completei minhas compras e sai. Não fui tentado aceitar a proposta, no entanto, para seguir os conselhos bíblicos e evitar qualquer constrangimento futuro, evitei fazer compras naquela loja por muitos meses e ao voltar certifiquei-me que a moça não estava.

          As histórias de muitas pessoas da história bíblica bem como pessoas de hoje seria bem diferente se elas tivessem seguido este conselho. Com profunda tristeza recordo de famílias desfeitas devido à infidelidade sexual. Ministros perderam suas famílias e seus ministérios. Crianças foram criadas mal ajustadas devido à falta de mãe ou pai em casa junto. Algumas foram criadas por terceiros, ou em orfanatos, enquanto outras criaram a si mesmas nas ruas da cidade desde cedo na vida, se envolvendo com drogas e elementos criminosos com resultados desastrosos. Foge! Foge até da aparência! Foge, e não olha para trás! Segue o caminho da abstenção que resultará numa coroa de vida eterna.

Philip D. Walmer