>
 

Abster-se - 2

Número 2

 

          "Abstende-vos de toda aparência do mal." (I Tessalonicenses 5:22)

          Estou expandindo um pouco o pensamento do devocional de ontem do mesmo texto acima. Ao contemplar a fundo as palavras deste versículo notamos que Paulo disse que devemos nos abster até da aparência do mal. Quer dizer que não deve ficar em redor do que é proibido por Deus, nem ficar brincando com o fogo do pecado, pois se assim fizer há de se queimar mais tarde ou mais cedo. Segue um exemplo:

          Sabemos que o conteúdo da maioria dos filmes apresentados nos cinemas não é conveniente para quem procura agradar a Deus com seu comportamento. Grande parte tem tema erótico, ou pelo menos partes que faz tudo menos incentivar o bom viver cristão. Por isso é normal que pastores aconselham os membros das igrejas que pastoreiam não frequentar estas casas de espetáculos. Contudo, um pastor, conhecido da gente, foi visto saindo de um cinema com reputação de apresentar filmes de cunho erótico. Foi visto por membros da congregação que pastoreava e quando foi indagado acerca disto ele deu uma desculpa que foi lá para usar um banheiro. Não sei se a desculpa dele foi a verdade ou não, todavia a presença dele nesta casa foi suspeito, e manchou o caráter dele diante do povo que pastoreava.

          A Bíblia tem algo mais a dizer acerca deste assunto? Tem! "Não deis lugar ao diabo." (Efésios 4:27) Em outras palavras não entra em nenhum lugar ou nenhuma situação onde o diabo pode lhe enrolar ou lhe enredar de tal maneira com pessoas ou circunstâncias que poderiam comprometer seu testemunho de cristão.

          Davi teve uma revelação acerca disto que expressou em Salmos 1:1: "Bem-aventurado o a varão que não anda segundo o conselho dos ímpios, nem se detém no caminho dos pecadores, Bem-aventurado o varão que não anda segundo o conselho dos ímpios, nem se detém no caminho dos pecadores, nem se assenta na roda dos escarnecedores."

          Nos ambientes de trabalho sempre existem aquelas rodas de homens que se sentam para conversar na hora do almoço. A conversa para começar bem, mas de repente alguém tem uma piada para contar que tem sentido depravado e sujo. O crente que está no meio se sente envergonhado, mas ao mesmo tempo se sente obrigado para rir para não ofender o colega de trabalho. Riu? Já se foi seu testemunho de cristão. Qual é a solução? "... nem se assenta na roda dos escarnecedores." Além disto, os mudanoas sabem que tipo de conversa rola nestas rodas de conversa, e sabem também o que deve de ser o comportamento do cristão e julgam você por estar na roda desta gente. Vale o ditado? "Diga-me com quem andas e eu direi quem tu és." Pode dizer que é injusto ser julgado assim, mas o mundo cruel é quem julga assim.

          Este tipo de coisa pode acontecer no trabalho, no colégio, na vizinhança entre as mulheres ou em qualquer outro lugar. O crente precisa aprender logo que a solidão há de lhe acompanhar no decorrer da vida, mas é melhor assim do que ficar enrolado com o diabo e seus ímpios e perder seu brilhante testemunho de cristão. Se você fosse julgado por um júri dos seus conhecidos por ser crente, seria condenado ou inocentado?

Philip D. Walmer