>
 

Fugi Da Idolatria

 

          "Portanto, meus amados, fugi da idolatria." (I Coríntios 10:14)

          Já posso imaginar que você ou outros que viram o título deste devocional pensou imediatamente em não ler, já determinando que o assunto não seja com você. Muitos pensam desta maneira por cogitar preconceituosamente que idolatria é apenas imagens de escultura em forma de criaturas celestiais ou terrestres, gravuras, colares, anéis ou outras coisas semelhantes. No entanto, quando a palavra é estudada mais a fundo, é descoberto um sentido bem mais abrangente, e talvez por isso mais assustador.

          Veja a segunda definição da palavra pelo Dicionário Houaiss da Língua Portuguesa: Ídolo = "Pessoa ou coisa intensamente admirada, que é objeto de veneração." Veneração = "Respeito inspirado pela dignidade, talento, poder e etc. de alguém ou algo, admiração, consideração, reverência, sentido de amor devotado, adoração." Venerar = "Dedicar reverente respeito e deferência a, ter grande consideração por, reverenciar, render culto a, cultuar, adorar, ter em grande consideração ou estima, respeitar, acatar."

          Então é determinado que idolatria envolva mais do que imagens de escultura e as outras coisas mencionadas acima. Esta idolatria pode ser qualquer coisa que se intervir (interpor) entre a pessoa e Deus. Entendendo assim podemos chegar a uma conclusão que há muitas coisas que podem servir de ídolo na vida do crente. Torna-se mais fácil entender a facilidade que existe de acatar algo como essencial na vida, quando é apenas um desejo carnal.

          Eu me lembro de um "irmão" da igreja que chegou para mim, seu pastor, e anunciou que iria comprar um carro melhor. Ele era um dos poucos na igreja na época que tinha carro. Senti que não seria bom para adquirir o outro carro e o avisei conforme senti de Deus. Mas ele fez. Pouco depois ele e a família começaram faltar os cultos por causa de uma viagem à praia, uma visita a uns parentes que moravam longe e etc. Isto faz mais de 35 anos. O carro facilitou o locomover para outros lugares, se tornou uma espécie de ídolo na vida deles e os afastou de Deus definitivamente.

          Para alguns jovens, o namoro se torna a atividade mais importante na vida. Ir à igreja não é mais por motivo de orar, louvar e adorar a Deus, mais para ver o (a) namorado (a). Abandonam o altar e a oração, para ficar na frente da igreja conversando. Para outros é uma casa e isto se torna um objeto tão importante que deixam de dar o dízimo para investir na casa, enquanto outros abraçam uma prestação para adquirir um carro que dá mais prestígio, e não têm como ser fiel a Deus nos dízimos e ofertas.

          Para outros é a vestimenta, os calçados, bijuterias e outras coisas tais. E ainda que por proibição não usem, almejam o uso no coração, que é idolatria. Para alguns, são atrizes, atores, jogadores de esportes em outras figuras que se tornam objetos de admiração; acerca dos quais podem recitar mais dados e detalhes da vida profissional, do que expressar conhecimento da Palavra de Deus.

          Não esquece as palavras do próprio Jesus: "...  porque, onde está o teu tesouro, aí estará também o teu coração." (Mateus 6:21 e Lucas 12:34)

          Recomendação? "Fugi da idolatria!" Toda espécie dela.

Philip D. Walmer