>
 

Fugi Da Idolatria - 2

Número 2

          "Portanto, meus amados, fugi da idolatria." (I Coríntios 10:14)

          Portanto! Esta palavra é usada tão comumente, contudo seu significado frequentemente não é bem compreendido. O que realmente significa esta palavra? Do dicionário: "introduz uma oração coordenada que contém a conclusão de um raciocínio de motivo anterior, logo, por conseguinte, consequentemente, por isso, assim sendo, desse modo, pois."

          No caso deste versículo o "portanto" se refere a tudo que antecede o versículo 14. Poderia colocar as palavras "por esta razão". O que antecede? Veja!

√  Versículos 1 a 4 relatam algumas das bênçãos que Israel (tipo ou sombra da Igreja) recebeu durante sua travessia do mar e deserto.

√  Versículo 5 relata que Deus não se agradou de Israel e os deixou morrer no deserto em vez de herdar a terra prometida.

√ Versículo 6 diz que tudo isto foi dado para os membros da Igreja aprender não cobiçar as coisas más.

√  Versículo 7 ordena para não fazer idolatria como Israel fez quando se sentou para comer, beber e se divertir.

√  Versículo 8 ordena para não praticar imoralidade.

√ Versículo 9 ordena para não pôr o Senhor Deus a prova. O sentido é de fazer isto por desobediência.

√  Versículo 10 ordena para não murmurar, principalmente contra Deus. (Significado = falar mal de alguém ou algo, quase sempre timidamente; discriminando os erros, e as falhas observadas.)

          Passo a citar os versículos 11 - 13 integralmente da Versão Nova Tradução Na Linguagem De Hoje: "Tudo isso aconteceu com os nossos antepassados a fim de servir de exemplo para os outros, e aquelas coisas foram escritas a fim de servirem de aviso para nós. Pois estamos vivendo no fim dos tempos. Portanto, aquele que pensa que está de pé é melhor ter cuidado para não cair. As tentações que vocês têm de enfrentar são as mesmas que os outros enfrentam; mas Deus cumpre a sua promessa e não deixará que vocês sofram tentações que vocês não têm forças para suportar. Quando uma tentação vier, Deus dará forças a vocês para suportá-la, e assim vocês poderão sair dela."

          Aí vem o versículo 14 com seu "portanto"... por esta razão, por conseguinte, consequentemente, por isso, assim sendo ou desse modo.

          Querido leitor, eu creio que você já percebeu as amplas razões para não se envolver em qualquer espécie de idolatria. Não se esquece de que a idolatria não é apenas o erguer de uma imagem de escultura, gravura ou coisa semelhante, todavia é algo que se interpor entre Deus e você, interrompendo a pura e exclusiva adoração a Deus. Para melhor entender isto, refere-se ao devocional anterior - "Fugi da Idolatria".

          Amado leitor, é meu melhor desejo que você consiga tirar qualquer coisa da sua vida que interrompe o livre e pleno fluir do Espírito Santo na sua vida. Faça com que Deus seja o único e mais importante alvo da sua veneração e adoração, O qual ocupa todo o espaço na sua mente, ser interior e alma. Fuja da idolatria!

Philip D. Walmer