>
 

Uma Palavra do Senhor

(Sete Instruções Para Um Dia Feliz)

 

1.      Ao levantar-se pela manhã, decida-se para ter um bom dia. Algumas pessoas erram em deixar outras pessoas determinar o tipo de dia que elas terão. Você deve ser dono se si, dono de suas emoções, e determinar o tipo de dia que terá. Ainda outras pessoas deixam o tempo determinar a disposição do dia. Se o dia está nublado, chuvoso, elas deixam que a situação climática determine como elas agirão e reagirão no decorrer do dia. Outras, despercebidas e alheias ao fato que permitem isto, deixam pequenos incidentes determinar o rumo emocional do seu dia. Vamos lembrar o que a Palavra de Deus nos diz acerca do seu dia. “Este é o dia que fez o Senhor regozijemo-nos, e alegremo-nos nele.” (Salmos 118:24) Eis uma instrução do Senhor para ajudar você ter um bom, aliás, um excelente dia. Deus não deixa você com supostas razões para reclamar, ficar de mau humor, queixar de filhos, cônjuge, colegas de colégio ou trabalho e etc. O Senhor fez o dia, com chuva, com sol, com calor, com frio, com ou sem vento, mas apesar de uma destas situações nos agradarem ou nos desagradarem, temos o dever, sim dever, para nos regozijar e alegrar naquilo que Deus providenciou para todos os seus filhos. Lembra-se, que as circunstâncias que desagradam você podem estar agradando outra pessoa. Devemos lembrar que o mundo não foi feito exclusivamente para você, e Deus não tem obrigação simplesmente agradar você. No entanto seu dever é agradar o Senhor com aparente e expressado gozo e alegria por tudo com o qual Deus lhe abençoou.

 

2.      Você deve se vestir de uma maneira bem arrumadinha, para poder enfrentar seu dia com uma atitude positiva acerca de si mesmo. Vários estudos foram feitos ao longo dos anos, e todos indicam que a maneira que a gente se veste influencia sua atitude mental. Sempre foi contra a idéia que alunos de qualquer instituição poderiam ir para a sala de aula vestido de qualquer maneira. Mas uma vez as pesquisas comprovam que alunos vestidos mais formalmente têm um desempenho melhor nos seus estudos. Isto é porque esta pessoa valoriza-se a si mesma, e demonstra isto na maneira de si vestir. Até a dona de casa há de se sentir melhor se ela se veste bem, com roupas limpas, passadas, e não em uns trapos furados e sujos, apesar de lidar com somente as lidas da casa. Mas, ao mesmo tempo não podemos esquecer-nos de vestir o homem interior também. Veja o que a Palavra de Deus tem a nos dizer acerca disto: “Porém o Senhor disse a Samuel: Não atentes para a sua aparência, nem para a altura da estatura, porque o tenho rejeitado, por que o Senhor não vê como vê o homem, pois o homem vê o que está diante dos olhos, porém o Senhor olha para o coração.” (I Samuel 16:7) Vestimos bem o exterior para sentir melhor acerca de nós mesmos, e para poder-nos apresentar bem para quem que seja o visitante que bate a nossa porta, mas devemos nos lembrar que Deus está vendo como o nosso coração está vestido. Devemos o vestir com oração, consagração, dedicação, jejum, a Palavra de Deus, fidelidade, e uma infinidade de outras coisas santas e agradáveis a Deus, e não com as coisas terrenas, sensuais e desprovidas de santidade deste mundo. Pergunta para si mesmo: Como é que Deus vê a vestimenta do meu coração? Ele a vê quando outros não podem ver, e Deus julga de acordo com o homem interior e não de acordo com o homem exterior.

 

3.      Devemos lembrar que a nossa boca pode ser fonte de bênção ou fonte de maldição e destruição. Suas palavras podem determinar que tipo de dia seu cônjuge terá, o desempenho dos filhos no colégio, o relacionamento com os colegas de serviço e etc. Na verdade, há poder, muito poder, nas suas palavras. Temos que nos lembrar que tem vezes em que precisamos simplesmente nos calar, pois se começamos falar, o que há de sair da nossa boca não será edificante. Somos instruídos para fazer tudo para a edificação. “Faça-se tudo para edificação.” (I Coríntios 14:26) Falando da língua o sábio Salomão tinha o seguinte para dizer; “O que guarda a sua boca conserva a sua alma, mas o que muito abre os lábios tem perturbação.” (Provérbios 13:3) (Leia também Tiago 3:6-8) Portanto, veja bem com que palavra começa seu dia, pois pode voltar a lhe dar um dia muito ruim e desagradável.

 

4.      Precisamos ser conhecedores da Palavra de Deus estar pronta para vivê-la, pregá-la, ensiná-la e se for necessário, defendê-la. Temos que ficar bem aprumadinhos, em pé, com uma espinha dorsal bem firme, pois a nossa fé será atacada a qualquer momento e em qualquer lugar. Não se cansa nos seus deveres espirituais, pois nunca se sabe em que terra está plantando a preciosa mensagem de fé e salvação. “Portanto, meus amados irmãos, sede firmes e constantes, sempre abundantes na obra do Senhor, sabendo que o vosso trabalho não é vão no Senhor.” (I Coríntios 15:58) Paulo fala ainda mais: “E não cansemos de fazer o bem, porque a seu tempo ceifaremos, se não houvermos desfalecido. Então, enquanto temos tempo, façamos o bem a todos, mas principalmente aos domésticos da fé.” (Gálatas 6:9-10) “...havendo feito tudo, ficar firmes.” (Efésios 6:13)

 

5.      Eu sei que existem pessoas tão sobrecarregadas de enfermidades, desafios da vida, problemas de tudo quanto é natureza, ao ponto de se sentirem dobradas, curvadas para a terra com o cargo que carregam. Mas, precisamos nos esforçar, e sei bem que exige um esforço muito grande as vezes, e olhar para cima. Nosso socorro não vem de baixo, da terra, do homem, ou algo que o homem providencia, mas vem de cima, de Deus, e o seu trono está acima da terra, portanto é necessário olhar para cima. “Olhando para Jesus, autor e consumador da fé...” (Hebreus 12:2) Davi declarou que seu socorro vem do Senhor. (Salmos 121:2) Levanta sua cabeça; olha para cima, para seu Deus. O céu é seu trono. Ele está acima de você. Olha para Ele, e Ele lhe estenderá a mão para levantar sua pobre alma do mar de desânimo que está prestes tragar sua alma. “Posso todas as coisas naquele que me fortalece.” (Filipenses 4:13) Paulo não escreveu estas palavras no início do seu ministério como novato cheio de bravura, mas quase no fim do seu ministério, depois de ter sofrido todas as coisas que ele menciona em II Coríntios 11:23-29. Creio que o seu sofrimento não chega ao nível do de Paulo, nem meu. Portanto se ele achou em Deus a força, bom ânimo, coragem e etc. para agüentar tudo com o qual ele foi perseguido, tenho certeza que Deus também pode nos socorrer no dia de nossa angústia. Basta-nos olhar para Ele nas alturas.

 

6.      Tem vezes que precisamos procurar alcançar o que aparentemente está além de nós, além de nosso alcance. Circunstâncias freqüentemente nos ditam que um esforço quase sobrenatural terá de ser feito para alcançar o que precisamos. É quase como um exercício físico que nos obriga a espichar os músculos até doer, para poder recuperar a forma física que queremos alcançar. No Espírito os exercícios também doem, fazem a gente gemer, mas como no natural, temos que lembrar que também no espiritual o resultado vale o esforço e a dor. Às vezes é meramente uma questão de confiar, realmente confiar, no Senhor. Como é difícil! Como dói, pois gostaríamos de agir, e agora somos obrigados esperar no Senhor, e parece que Ele demora tanto, e fica em silêncio. Têm vezes que semeamos com lágrimas (Salmos 126:5), mas temos uma promessa de uma colheita abundante e jubilosa. “Confia no Senhor de todo o teu coração, e não te estribes no teu próprio entendimento. Reconhece-o em todos os teus caminhos, e ele endireitará as tuas veredas.” (Provérbios 3:5-6) Espicha-se, esforça-se e verá que pode alcançar muito mais no Senhor e em sua experiência espiritual do que imaginou.

 

7.      Finalmente precisamos levantar a voz e as orações para o Senhor, a fonte de tudo que qualquer ser humano precisa. Em tratar deste assunto, muitas pessoas só pensam em suas necessidades e petições. A oração para eles é simplesmente um exercício de pedir, e demandar as necessidades, ou meros desejos para Deus. No entanto, não devemos esquecer jamais a necessidade do louvor, da adoração, do profundo e sincero agradecimento por tudo que Ele já fez. Alguém disse muito bem que: “Se houvesse mais agradecimento pelas bênçãos já alcançadas,  haveria mais bênçãos pelas quais agradecerem.” Isto, sem dúvida, não foge da verdade. Precisamos também aprender levar tudo a Deus em oração, pedindo, não que Ele nos alcance alguma coisas, mas para que sejamos guiados por Ele, orientados por Ele. Nós nos preocupamos acerca de tantas coisas, quando deveríamos estar confiando tudo relacionado com a nossa vida a Ele, por sermos os filhos Dele. Mais uma vez olhamos para a Palavra de Deus para receber nossa orientação neste sentido: “Não estejais inquietos por coisa alguma: antes as vossas petições sejam em tudo conhecidos diante de Deus pela oração e súplicas, com ações de graças.” (Filipenses 4:6) “Lançando sobre ele toda a vossa ansiedade, porque ele tem cuidado de vós.” (I Pedro 5:7)

Philip D. Walmer