>
 

Aprovados Por Deus?

Série - Viva o Livro

 

            "... pelo contrário, visto que fomos aprovados por Deus, a ponto de nos confiar ele o evangelho, assim falamos, não para que agrademos a homens, e sim a Deus, que prova o nosso coração." (I Tessalonicenses 2:4)

            Não existe a pessoa que não procura a aprovação de alguém. Crianças procuram a aprovação dos pais e depois a dos professores. Jovens correm atrás da aprovação de alguém do sexo oposto para ser seu cônjuge. Adultos anelam a aprovação dos empregadores para achar e manter um emprego estável e bem remunerado.

            Além disto existe a constante procura da aprovação da sociedade moderna, todavia, mundana. Esta última é para o crente um perigo tremendo, caso ele não coibe o desejo de receber aprovação de quem nada contribui para uma relação com Deus para a vida eterna. Este desejo o leva a cometer vários delitos contra Deus e sua vontade; justamente a pessoa que Ele "...chamou das trevas para a sua maravilhosa luz." (I Pedro 2:9)

            A aprovação sempre tem vários níveis. Por exemplo, o aluno das primeiras séries escolares vibra de alegria ao ser aprovado por completar corretamente exercícios simples de matemática. Foi muito importante, mas há outros níveis além que devem ser alcançados e nos quais deve também ser aprovado.

            Aplicamos isto à vida espiritual. Deus aprova seu arrependimento sincero, e com isso deve ficar contente. Mas, não pode de forma alguma, parar por aí como muitos fazem. A Palavra de Deus enfatiza a essencialidade do batismo nas águas como parte integral do plano de Deus para salvação. Além disto há, o que deve de ser, o mui almejado batismo com o Espírito Santo. Paulo disso: "...enchei-vos do Espirito Santo." (Efésios 5:18)

            Bem, deve de ser motivo de muita alegria quando estas obras espirituais estão completas e realizadas na sua plenitude na vida que sinceramente almeja a Deus. No entanto o que se vê, infelizmente, é que em vez de partir desta plataforma de vida nova a procura de mais intimidade com Deus, há um regresso para as trevas das quais anteriormente foi libertado. Talvez a situação que o escritor de Hebreus viu não foi, assim, tão grave, mas uma constante repetição das primeiras obras de fé. Pior ainda é ver pessoas regressando na sua vida espiritual e gradualmente voltando para o mundo para receber dele aprovação."Por isso, pondo de parte os princípios elementares da doutrina de Cristo, deixemo-nos levar para o que é perfeito, não lançando, de novo, a base do arrependimento de obras mortas e da fé em Deus..." (Hebreus 6:1) O dever é de procurar mais aprovação de Deus, de subir os degraus de conhecimento de Deus, buscando sua aprovação até que a do mundo não significa mais nada, sendo supérflua e sem valor algum.

            De quem você quer aprovação? Do mundo, dos pais, dos amigos, dos colegas, entre outros; que não tem qualquer poder para lhe salvar, ou de Deus que tem seu destino eterno nas mãos? Viva o livro para ser  aprovado por Deus!

Philip D. Walmer

Pensamento do Dia: Deus não chama os qualificados, mas qualifica os chamados.