>
 

Deus É Amor

 

            "Aquele que não ama não conhece a Deus, pois Deus é amor." (I João 4:8)

            O leitor assíduo da Palavra de Deus logo percebe que Deus de fato ama a sua criação, e especialmente o homem que foi criado na Sua Própria imagem, pois há literalmente dezenas de referências ligando Deus com amor. Este fato deve animar o coração de qualquer ser humano, pois no mundo de hoje há falta de amor verdadeiro, portanto, saber que é amado pelo Criador do mundo se torna algo de grande importância.

            A parte triste desta história é que a grande maioria dos moradores da terra está praticando constantemente os atos que aborrecem este amor, que coloca em jogo um relacionamento que pode e deve de ser o mais harmonioso entre um criado e seu criador. Por alguma razão estas pessoas têm a ideia que o amor de Deus para com sua criação é tão eterno que nada pode ser feito que aboliria o relacionamento amoroso de Deus com Sua criação.

            Um colega do ministério recentemente escreveu no seu blog que Deus odeia tal coisa. Ele recebeu uma chuva de cartas o condenando, dizendo que Deus é incapaz de odiar. Esta posição logo indica a ignorância do povo em relação a Deus e Sua Palavra, pois Deus de fato é capaz de odiar, e a Bíblia assim declara. Neste devocional não há espaço de listar todas as vezes que as Sagradas Escrituras se referem ao fato que Deus odeia, mas as referências a seguir dão uma ideia nítida de que Deus, apesar do Seu grande amor ainda é capaz de odiar.

            "Não farás para ti imagem de escultura, nem semelhança alguma do que há em cima nos céus, nem embaixo na terra, nem nas águas debaixo da terra. Não as adorarás, nem lhes darás culto; e porque eu sou o Senhor, teu Deus, Deus zeloso, que visito a iniquidade dos pais nos filhos até à terceira e quarta geração daqueles que me aborrecem e faço misericórdia até mil gerações daqueles que me amam e guardam os meus mandamentos. (Êxodo 20:4-6) Deus é capaz de Se aborrecer por causa das iniquidades continuamente cometidas e as punir na Sua ira.

            "Amas a justiça e odeias a iniquidade; por isso, Deus, o teu Deus, te ungiu com o óleo de alegria, como a nenhum dos teus companheiros." (Salmos 45:7)

            "Seis coisas o Senhor aborrece, e a sétima a sua alma abomina: olhos altivos, língua mentirosa, mãos que derramam sangue inocente, coração que trama projetos iníquos, pés que se apressam a correr para o mal, testemunha falsa que profere mentiras e o que semeia contendas entre irmãos." (Provérbios 6:16-19)

            A epístola de Paulo aos Romanos não deixa dúvidas com respeito a atitude de Deus em relação ao pecado. (capítulos 1-3) Todos os malfeitores serão obrigados comparecer diante de Deus para serem julgados pelas suas obras más. É neste momento que os homens que ignoraram e se aborreceram das leis de Deus hão de experimentar eternamente o ódio de Deus em relação ao pecado. "Vi também os mortos, os grandes e os pequenos, postos em pé diante do trono. Então, se abriram livros. Ainda outro livro, o Livro da Vida, foi aberto. E os mortos foram julgados, segundo as suas obras, conforme o que se achava escrito nos livros. Deu o mar os mortos que nele estavam. A morte e o além entregaram os mortos que neles havia. E foram julgados, um por um, segundo as suas obras. Então, a morte e o inferno foram lançados para dentro do lago de fogo. Esta é a segunda morte, o lago de fogo. E, se alguém não foi achado inscrito no Livro da Vida, esse foi lançado para dentro do lago de fogo." (Apocalipse 20:12-15)

Philip D. Walmer