>
 

EmergĂȘncia - 190

 

            A disposição de todos os brasileiros é um número que pode ser usado na hora de emergência. É 190. Para os americanos o número é 911. Por ele pode ser chamado a polícia, corpo de bombeiros, ambulâncias e outros serviços de emergência. É conveniente lembrar-se destes números, pois ninguém sabe a hora em que há de necessitar tais serviços.

            Quando minha esposa sofreu seu ataque cardíaco, ligamos para 911, e imediatamente uma ambulância foi despachada, e ainda recebemos instruções do pronto socorrísta o que era necessário fazer até a chegada dele, que não demorou. Gratos nós somos por este serviço tão eficaz para atender cidadãos necessitados.

            É triste ver, no entanto, que no reino espiritual pessoas tendem usar a oração como uma espécie de número de emergência. Em vez de usar a oração como meio de comunicação com seu Senhor, esperam até bater uma crise, e de repente estão discando 190 ou 911 para ser atendido num momento de angústia, doença, ou outra emergência. O privilégio de oração não foi por Deus colocado a disposição dos seres humanos apenas para as emergências, mas para ser usado continuamente como meio do qual o homem (mulher) pode comunicar-se com o Todo-Poderoso.

            Ontem eu estava reunido às 06:00 horas com outros vinte homens num poderoso culto de oração. Normalmente este culto dura apenas uma hora, mas ontem foi de uma hora e meio, e ainda havia hesitação para sair, pois a presença do Senhor era tão real. Hoje de manhã os irmãos se reuniram às 07:00 horas mais uma vez para orar e buscar a Deus antes do início dos trabalhos de praxe às 08:00 horas. Em ambos dos casos Deus se fez presente de uma forma tão especial. E, não somente falávamos com Deus como Ele também falou conosco, nos orientando com respeito a maneira de conduzir nossas vidas diante Dele. O gozo e felicidade que sentimos eram indescritíveis. O poder divino que preencheu as almas deixou todos com certeza da vitória por vir. Francamente, não entendo por que cristãos de modo geral deixam a oração apenas para momentos de emergência.

            Se uma pessoa não teste as linhas de comunicação com Deus com frequência, nem certeza terá se elas estão de pé e funcionando bem. Imagina esquecer-se de colocar seu telefone celular para recarregar e de repente necessita dele, e está mudo, sem sinal. Imagina não pagar a conta do telefone fixo e mais uma vez a emergência aparece subitamente e você está sem meios de comunicação. Infelizmente é assim que a maioria trata do seu relacionamento com Deus e a comunicação com quem o salvou. Veja abaixo o que a Palavra de Deus diz com respeito a oração:

            "Disse-lhes Jesus uma parábola sobre o dever de orar sempre e nunca esmorecer:" (Lucas 18:1 RA) "Jesus contou a seguinte parábola, mostrando aos discípulos que deviam orar sempre e nunca desanimar:" (Lucas 18:1 NTLH) Nota o uso da palavra "dever" em relação a oração. È um dever que se deve praticar para seu próprio bem, como também dos que ainda não conhecem a Cristo e Sua salvação.

            Paulo, grande praticante da oração, escreveu o seguinte em I Tessalonicenses 5:17: "Orai sem cessar." A palavra "orar" usada aqui está na sua forma imperativa, indicando que é um dever.

            Oraremos, então, para ver o que Deus fará diante da prática deste "dever".

Philip D. Walmer