>
 

Acrescentar...

 

 

"E vós também, pondo nisto mesmo toda a diligência, acrescentai à vossa fé a virtude, e à virtude, a ciência, e à ciência temperança, e à temperança paciência, e à paciência piedade, e à piedade amor fraternal; e ao amor fraternal caridade. Porque, se em vós houver e abundarem estas coisas, não vos deixarão ociosos nem estéreis no conhecimento de nosso Senhor Jesus Cristo." (II Pedro 1:5-8)

Parado! Fisicamente parado! Educacionalmente parado! Intelectualmente parado! Espiritualmente parado! Parado! Que pena!

O ambiente de trabalho tem mudado muito nos últimos anos, e isto  levou uma multidão de pessoas ocuparem escritórios onde ficam sentados por horas a fio sem atividade física. Pessoas que trabalham na área de saúde pública acham que o crescente número de pessoas com alto índice de colesterol, pressão arterial, subsequentes derrames (AVC), ataques cardíacas, e um número significativo de outras doenças é aliadas à inatividade.

Pelas ruas se vê tantas pessoas paradas, debruçadas nas cercas só observando o transito de pessoas e veículos passar. Outras param diante da televisão e se dizem entretidas pela programação apresentada. Por que as pessoas que precisam tanto entretenimento? Será que esta modalidade da vida moderna tem contribuído para que a doença de Alzheimer tenha aumentado a níveis inaceitáveis nas últimas décadas? Médicos e cientistas dizem que sim.

Pode ler na mídia que os alunos que tiraram as melhores notas na prova do Enem lêem em médio quinze livros por mês. Enquanto isto ocorre, existem pessoas que não lêem um livro por mês e algumas nenhum, nem por ano. Intelectual e educacionalmente pararam no tempo. Faz anos que não acrescentam nada ao seu intelecto. É uma tragédia quando no mundo moderno tem tanta coisa maravilhosa para aprender que enriqueça a vida. Empregos melhores e melhor poder aquisitivo esperam por pessoas com melhor nível educacional, mas a preguiça (a razão real) impede que eles vão atrás e se contentam com uma vida material e social muito aquém da possibilidade.

No entanto, a tragédia maior se encontra dentro da igreja. Pessoas recebem uma experiência maravilhosa de salvação, experimentam uma vida melhor e maravilhosa. No entanto como acontece na vida natural e material, elas param no tempo. Não lêem a Bíblia, que é fonte de sabedoria, não oram consistentemente, e frequentemente são infiéis aos cultos e trabalhos da igreja. Depois não entendem a falta de vigor espiritual, poder para vencer as tentações, poder para realizar obra de Deus e ganhar almas. O que aconteceu?

Pedro disse que o dever é de colocar como atividade prioritária acrescentar à vida: fé, virtude, ciência, temperança, paciência, piedade, fraternidade e amor fraternal. Que lista! E o mais impressionante lembrar é que Pedro mandou acrescentar estas coisas à vida espiritual. Ele não falou para pedir a Deus as acrescentar à vida espiritual. Leia a lista outra vez. Tudo que está na lista pode ser acrescentado somente por você. Vai insistir em viver aquém do seu potencial espiritual? Acrescente! Comece agora!

Philip D. Walmer

 

Pensamento do Dia: Você é a única pessoa que existe que pode usar seu potencial. Isso é uma responsabilidade aterradora.