>
 

Seu Altar Particular

Leitura Bíblica: Gênesis 28:1-22

            Triste é, no entanto parece que a grande maioria dos que se chama cristão vive em constante estado de despreparo espiritual. Quando crises aparecem estas pessoas despreparadas entram em desespero total. Qualquer desafio, enfermidade, ou dificuldade é o suficiente para descarrilhar seu trem. Nestas alturas vão correndo para o pastor, obreiros e outros membros da igreja pleiteando... "Ore por mim!"

            Frequentemente este desespero é o resultado de uma vida espiritual desleixada diante de Deus, isto é, uma vida em que a leitura da Palavra de Deus é ausente no seu dia a dia, bem como a prática regular da oração. Foi me pedido recentemente para montar um escala de leitura bíblica que proporcionaria uma leitura simples de passagens importantes e eficazes para ajudar estabelecer a fé e constância no viver agradável diante de Deus. Montei uma escala de passagens que não ultrapassam de 35 versículos. Minha esposa e eu experimentamos estas leituras e confirmamos que para o leitor de capacidade regular, estas passagens podem ser lidas em menos de cinco (5) minutos. Na apresentação deste programa de leitura encorajei a cada um levantar-se com quinze (15) de antecedência do horário normal para poder passar dez (10) minutos orando para depois ler a passagem indicada para aquele dia.

            Apenas quinze (15) minutos por dia para começar a edificação do seu altar particular. Será que não podemos separar este tempo curto para conversar com quem deu a Sua vida para nos livrar de nossos pecados e nos salvar? Não podemos proporcionar nosso dia de 24 horas para dar a Ele apenas um quatro de hora, lembrando-se de como Ele curou nossas enfermidades, providenciou outras necessidades regularmente, pelas quais frequentemente não recebe a merecida adoração e agradecimento.

            Como irmão de fé e pastor, não me recusa de orar pelos outros, no entanto muito pouco adianta se estas pessoas não têm estabelecido seus próprios altares nos quais podem oferecerem seus sacrifícios e súplicas. A tranquilidade na vida espiritual vem a cada um conforme sua própria fidelidade a Deus. Quando uma pessoa não tem estabelecido seu próprio altar via a oração e leitura bíblica; a chegada de crises de qualquer natureza proporciona ansiedade e não poucas vezes, terror no coração.

            A fé não é algo voando por aí que a gente precisa capturar com astúcia e destreza, todavia é algo que se edifica aos poucos, e isto com a oração constante e leitura fiel da Palavra de Deus. Veja conforme a Palavra de Deus o que é a fonte da fé: "E, assim, a fé vem pela pregação, e a pregação, pela palavra de Cristo." (Romanos 10:17)

            A fé do cristão é obrigada ter por base a Palavra de Deus. Por exemplo, eu creio piamente que caso eu venha a pecar, posso ser perdoado e totalmente lavado do meu pecado, pois tenho uma promessa da Palavra de Deus: "Se confessarmos os nossos pecados, ele é fiel e justo para nos perdoar os pecados e nos purificar de toda injustiça." (I João 1:9) Pronto! A minha fé não é posta nas minhas ações, esforços e boas obras, contudo nas infalíveis promessas de Deus. Por isso todos precisam conhecer bem a Palavra de Deus, pois é esta Palavra que nos proporciona a fé.

Philip D. Walmer