>
 

Contristado

 

            Fico frequentemente muito contristado ao ver meus irmãos de fé vivendo aquém dos seus privilégios como filhos de adoção do único Deus Altíssimo. Vejo estes queridos sofrendo derrotas uma após a outra sem que haja trégua. Analiso este triste cenário com muita piedade, pois Deus prometeu estar conosco todos os dias e ainda moveu sobre os escritores de Sua Palavra para dizer que haveria vitoria por meio Dele. Qual é o problema, então? O problema não é Deus, pois Ele não mente e não muda jamais. Também não pode culpar satanás, o inimigo de sua alma, pois seu poder é limitado. Só pode dizer, então, que o problema é com o próprio cristão.

            Se Deus prometeu estar presente na vida de Seus filhos todos os dias, e se Ele prometeu a almejada vitória, por que muitos cristãos não têm o cumprimento destas promessas na sua vida? É que como soldados do Senhor estão indo à batalha contra o mundo, o diabo e sua própria natureza carnal sem as armas eficazes para lutar. Que arma é esta? Esta arma é a poderosa Palavra de Deus. Muitos crentes carregam a Bíblia como fosse um amuleto que afasta o mal deles, sem, contudo, conhecer seu conteúdo. A Bíblia em Si Mesma só se torna poderosa à medida que Ela é guardada no coração. Depois de cair em dois delitos/pecados terríveis, Davi resolveu agir de forma diferente. Ele proferiu sua própria resolução em relação à Palavra de Deus e ao mesmo tempo deu um conselho para todos que querem agradar a Deus e viver vitoriosamente: "Guardo no coração as tuas palavras, para não pecar contra ti." (Salmos 119:11)

            Permita que eu lhe diga com todo respeito, no entanto, com certeza absoluta que ninguém pode viver para Deus, agradar a Deus e ter vitória espiritual sem um profundo conhecimento da Palavra de Deus. Este conhecimento virá ao crente somente quando ele é leitor assíduo Dela. Esta é a arma que todo crente necessita. Esta Palavra crucifica a natureza carnal que quer se levantar. Esta Palavra é tão poderosa que satanás só pode ficar calado diante Dela. Veja em Mateus capítulo quatro que o Próprio Jesus nos deu exemplo de poder vencer pela Palavra na hora da tentação e não por qualquer outro meio.

            Sei que muitos têm tentado de ler sua Bíblia, mas desistiram diante das dificuldades de ler muitos capítulos por dia, defrontar com os livros de difícil entendimento como Levítico, Números e os livros dos profetas maiores e menores. Sempre ensinei que é melhor ler passagens menores que entendem bem, do que fazer uma maratona de leitura e não entender nada ou bem pouco. Por isso eu montei uma tabela de leitura que começa no dia primeiro de julho e continua até o final de dezembro. As passagens são pequenas (a maior tem apenas 35 versículos) e podem ser lidas em menos de cinco minutos. Estas leituras são de livros que ajudarão o crente formar melhor seus pensamentos acerca da pessoa de  Jesus Cristo, bem como os ensinamentos Dele, que se tornam o dever do cristão.

            Esta tabela de leitura pode ser encontrada diretamente neste mesmo site pelo endereço que segue: www.simfiel.com.br/rec_adult.php Aconselho o leitor para fazer um download impresso desta tabela e a seguir diariamente. Digo sem medo de errar que esta leitura durante os próximos seis meses transformará sua vida. Eu estarei lhe acompanhando nesta leitura para ver o que Deus tem para me mostrar ao ler estas passagens novamente.

Philip D. Walmer