>
 

DivergĂȘncias

 

            Ontem eu me encontrei com um cidadão cristão por acaso. Já tínhamos conversado em outras ocasiões acerca de assuntos de fé e crença. Mas ontem, vi que ele estava obviamente perturbado no seu espírito. Ele logo se soltou e explicou sua divergência com as lideranças da igreja onde frequenta. De fato deixou escapar que passou algumas semanas que nem assiste os cultos. Por ele está de serviço, não podia conversar muito com ele. Mas, ele me explicou a razão da sua divergência com seu pastor, bem, de modo geral com a organização a qual seu pastor pertence. Sua divergência foi com a doutrina pregada pelo pastor, e apesar de querer consolar o homem, procurei apenas apaziguar a situação um pouco, pois a divergência deste homem basicamente não estava apenas com seu pastor, mas com os claros ensinamentos da Palavra de Deus.

            Como escrevi em várias outras ocasiões, faço o amado leitor lembrar com o lugar de nosso destino eterno tem um dono... Deus, e é Ele quem determina quem pode e não pode entrar. Ele estabeleceu certas regras e normas, irrevogáveis que Ele, como autoridade máxima, aplicará sem acepção de pessoas. Nenhum homem tem o direito de determinar as regras, ou determinar quais das regras de Deus que ele obedecerá. Alguns dizem: "Mas, pastor, o irmão tem que entender a graça de Deus." Amigo, eu entendo a graça de Deus, pois é ela que nos leva a Cristo, e não o que permite que uma pessoa continue no pecado e ainda nutrir esperança de ser salva.

            Fico estarrecido diante da tarefa enorme que Deus deu a Noé, isto é, a edificação de uma arca de tamanho absolutamente impensável nos seus dias. Esta arca era para ser o meio pelo qual Deus salvaria Noé, sua família e um remanescente de todas as espécies dos animais. Instruções foram confiadas a Noé com respeito o comprimento, largura, altura, número de pisos, portas e janelas. Ainda foram dados instruções específicas acerca dos animais e os respectivos números de cada um para ser alojado dentro da arca.

            Não temos qualquer indício que Noé discutia com Deus acerca das suas ordens, nem que Noé reclamou das instruções. Ele simplesmente creu em Deus, creu que era importante obedecê-Lo e pôs as mãos à obra. Levou 120 anos para concluir a obra. Imagine... 120 anos de trabalhos árduos, fatiga, e desafios sem número. Mas, por 120 anos ele labutou, pois sua salvação dependia da sua estrita obediência a Palavra de Deus.

            Admiro Noé, pois em Gênesis 6:22 lemos este testemunho acerca do caráter dele: "Assim fez Noé, consoante a tudo o que Deus lhe ordenara." (Gênesis 6:22) Hebreus 11:7 esclarece ainda mais acerca da obediência de Noé: "Pela fé, Noé, divinamente instruído acerca de acontecimentos que ainda não se viam e sendo temente a Deus, aparelhou uma arca para a salvação de sua casa; pela qual condenou o mundo e se tornou herdeiro da justiça que vem da fé."

            Resta uma pergunta para aqueles que querem temer por suas opiniões acerca dos requerimentos para a salvação... Vai temer ainda e colocar em grande perigo sua salvação, ou vai se submeter às ordenanças de Deus, abandonando suas divergências, pois mais do que qualquer outra coisa quer salvar sua alma, e viver de maneira condizente com a Palavra de Deus e assim garantir sua entrada na cidade celestial de Deus? Leia a Palavra de Deus com atenção, tendo orado para ter a unção e orientação de Deus com respeito sua compreensão da Palavra. Sim, a mensagem de salvação é simples, mas não como alguns alegam... simples ao ponto de permitir que pessoas continuam no pecado. "Arrependei-vos, pois, e convertei-vos para serem cancelados os vossos pecados..." (Atos 3:19)

Philip D. Walmer