>
 

Benignos

Série - Viva o Livro

 

      "Antes, sede uns para com os outros benignos, compassivos, perdoando-vos uns aos outros, como também Deus, em Cristo, vos perdoou."(Efésios 4:32)

Muitas pessoas, conscientes da sua necessidade de ler a Palavra de Deus, frequentemente não entendem bem as palavras que lêem. Por este motivo, procuro iluminar por definir palavras que são escuras para alguns. Vamos definir a palavra benigno no uso bíblico: que é cortês, prestativo no tratamento com os outros; complacente, generoso, benevolente, propício e benéfico.

            Uma das coisas importantes exigida do cristão é a maneira que trata aos outros. O cristão, como Cristo, não pode pensar sempre em si mesmo. Cristo veio para ministrar aos outros e o cristão, por obrigação de ter nascido de Cristo, é o representante de Cristo na terra e precisa tratar os outros como Cristo os trataria. Cristo não mostrou qualquer partidarismo. Os judeus pensaram que tinham direito exclusivo a Ele, mas, ao ministrar aos gentios também mostrou que veio para todos. O cristão deve ter esta mesma mentalidade, e procurar ministrar a todos.

            Tem alguns que só querem alcançar uma determinada classe da sociedade. Jesus, sendo Rei do reis, e Senhor dos senhores, se abaixou ao mais pobre, ao enfermo, ao endemoninhado, e recebeu altas críticas por ministrar a uma mulher considerada prostituta. Alguns só querem andar no meio de crentes, que dão a entender que tem receio de associarem-se com pecadores e se contaminar com seus pecados. Jesus, no entanto, procurou estas pessoas, pois ela careciam de um salvador. A estes necessitados Jesus ministrou. O crente verdadeiro de hoje não pode escolher a quem ele vai testemunhar ou pregar. Nem pode escolher quem há de ser salvo.

            De entre os desprezados da sociedade daquela época Jesus escolheu seus discípulos e seguidores. Deste povo, bem tratado por ele, recebido por Ele com benignidade, veio o início da Igreja. Estas pessoas foram as que se apresentaram no sepúlcro, no cenáculo e no monte no dia da sua ascensão.

            Tenho visto ao longo dos meus anos de ministério que determinados crentes, uma vez libertos, transformados e salvos adquirem um certo ar de superioridade e passam a desprezar pessoas que estão atualmente nas mesmas condições que eles estavam tempos atrás. Isto não pode acontecer. É necessário tratar o alcólatra, drogado, prostituto, criminoso, e etc. com dignidade e begnidade apesar de não concordar com seu estilo de vida. Não é concordar com seu estilo de vida, mas a begnidade mostrada para o perdido cativará seu coração e ajudará a levá-lo a uma libertação e salvação.

            Seria bom para cada crente analizar melhor a vida, ações e palavaras do seu mestre, Jesus; e  procurar sinceramente copiar no seu dia a dia esta vida exemplar. Bom seria decorar o significado de benigno e procurar diariamente por isto em prática. Alguns querem desculpar seu mal comportamento citando a ação de Cristo na purificação do templo. Estes são apenas dois pequenos incidentes na vida de Jesus, e não o total da sua vida e ministério. Viva o Livro! Seja benigno!

Philip D. Walmer

Pensamento do Dia: A maioria quer servir a Deus, mas alguns só querem uma posição de conselheiro.