>
 

O Mínimo - 2

Número 2

 

            "Se atentamente ouvires a voz do Senhor, teu Deus, tendo cuidado de guardar todos os seus mandamentos que hoje te ordeno, o Senhor, teu Deus, te exaltará sobre todas as nações da terra." (Deuteronômio 28:1)

            Deus fez muitas promessas gloriosas para Seu povo escolhido, Israel. Acima há uma delas. No entanto, um estudo mais profundo da história de Israel revela que esta nação que recebeu tantas promessas auspiciosas jamais chegou a receber o pleno cumprimento delas. Foi porque Deus não cumpre suas promessas? Porque Ele é tratante? Ou porque Ele é mentiroso? Absolutamente, não! Deus é fiel... sempre foi e sempre será, pois esta é a natureza de Deus. "... se somos infiéis, ele permanece fiel, pois de maneira nenhuma pode negar-se a si mesmo." (II Timóteo 2:13) "... na esperança da vida eterna que o Deus que não pode mentir prometeu antes dos tempos eternos..." (Tito 1:2) É de ser simplesmente entendido que não só não mente, mas é incapaz por Sua natureza mentir como os homens fazem.

            Então, porque Israel não recebeu o pleno cumprimento das promessas de Deus. Aconteceu que, como nação, não conseguiu entender que as promessas de Deus foram irrevogavelmente ligadas à obediência da nação e seu povo às ordenanças e leis de Deus. Repetidas vezes a nação começou adorar outros deuses, se meteu na imoralidade de homossexualidade, adultério, prostituição, e outros pecados numerosos demais para mencionar neste devocional. As promessas de Deus sempre foram condicionadas à obediência do povo, de modo geral e à pessoa de modo particular. Nota bem as palavras do texto acima... "Se atentamente ouvires a voz do Senhor, teu Deus, tendo cuidado de guardar todos os seus mandamentos que hoje te ordeno..."

            O primeiro requerimento é "ouvir atentamente a voz de Deus..." Nestes dias Deus raramente fala em voz alta com sinais nos céus, pois tem dado Sua Palavra para instruir um povo sincero nos caminhos da justiça. O problema é que até os cristãos tem ignorado esta Palavra eterna e A tem descartado como não relevante em nossos dias. Pessoas petulantes têm me falado que não necessitamos mais do Antigo Testamento por Ele ser antigo e sem nenhum valor no mundo moderno. Pessoas que assim falam são ignorantes, não entendendo a diferença entre a lei moral e a lei cerimonial. A lei cerimonial foi totalmente cumprida com a vida, morte e sepultamente de Jesus Cristo, contudo a lei moral jamais deixou de vigorar. Se descartar o Antigo Testamento, descartam junto os Dez Mandamentos, e creio que ninguém deseja fazer assim.

            A Igreja do Senhor também tem gloriosas promessas da parte de Deus. Mas estas também estão intimamente condicionadas sobre a obediência dos membros Dela às ordenanças Dele. Em outras palavras, a pessoa que teimosamente faz o que quer, ignora as leis de Deus, que não se dedica integralmente a Deus, que não importa em agradá-Lo, jamais pode esperar que Deus o coroará com o cumprimento das Suas promessas.

            Deus almeja ter um relacionamento com Seu povo, mas um que envolve a obediência deste povo a Ele, que O libera para derramar Suas bênçãos com justa razão sobre este povo. Que vantagem teria viver uma vida separada do mundo para Deus se Ele não importasse e derramasse suas bênçãos sobre obedientes e desobedientes de igual modo?

            Guarde todos os Seus mandamentos para pode desfrutar das promessas de Dele.

Philip D. Walmer