>
 

Então...1

Número 1

 

            "Então o Senhor Deus apareceu de noite a Salomão e disse: "Eu ouvi a sua oração e escolhi este Templo para ser o lugar onde serão oferecidos os sacrifícios.  Quando eu fechar o céu e não deixar que chova, ou ordenar aos gafanhotos que destruam as colheitas, ou mandar uma peste atacar o povo, então, se o meu povo, que pertence somente a mim, se arrepender, abandonar os seus pecados e orar a mim, eu os ouvirei do céu, perdoarei os seus pecados e farei o país progredir de novo.  Escutarei com atenção as orações que forem feitas neste Templo, pois é o Templo que escolhi e separei para ser o lugar onde deverei ser adorado para sempre. Eu tomarei conta dele e sempre o protegerei."

            "E se você, Salomão, me servir fielmente, como fez Davi, o seu pai, e se obedecer às minhas leis e ordens e fizer tudo o que eu mandar, então eu firmarei o seu poder como rei, cumprindo assim a aliança que fiz com Davi quando lhe disse que Israel sempre seria governado pelos descendentes dele. Mas, se você e o seu povo deixarem de me seguir, se desobedecerem às leis e aos mandamentos que lhes dei e se adorarem e servirem outros deuses, então eu os arrancarei da terra que lhes dei. E também abandonarei este Templo, que separei para ser o lugar onde devo ser adorado. Aí todos os povos vão desprezar e zombar do Templo, que agora é tão glorioso. Todos os que passarem por perto dele ficarão chocados e perguntarão: "Por que foi que Deus fez isso com esta terra e com este Templo?" E a resposta será: "Foi porque os israelitas abandonaram o Senhor, seu Deus, que tirou do Egito os antepassados deles. Eles seguiram outros deuses e os adoraram e os serviram. Foi por isso que o Senhor fez com que toda esta desgraça caísse sobre eles." (II Crônicas 7:11-22 NTLH)

                No relacionamento do homem com seu Deus, muitos tendem pensar que esta vereda é apenas de uma mão... Deus para o homem; ignorando o fato que o primeiro passo é sempre do homem. Lembra-se de Mateus 6:33; "... buscai, pois, em primeiro lugar, o seu reino..." Em nosso texto acima, que examinaremos mais profundamente nos próximos dias, Deus se compromete com o homem, e promete fazer várias coisas de grande importância para Seu povo. No entanto, é necessário que o povo entenda que Deus colocou diante do povo o que seria a responsabilidade dele para poder receber as prometidas bênçãos. Eles precisariam de se humilhar, orar, buscar a Deus e se converter de verdade. Pedro entendeu este princípio e escreveu para a igreja estas palavras importantes: "Humilhai-vos, portanto, sob a poderosa mão de Deus, para que ele, em tempo oportuno, vos exalte..." (I Pedro 5:6) Alguns tendem dizer algo assim: "Senhor, se me abençoar com um emprego e salário melhor, eu Lhe prometo que darei meu dízimo na igreja." Com Deus não funciona assim. Ele exige primeiro sua fidelidade e após ampla prova derramará suas bênçãos. Quando tudo está na ordem que Deus determina, pode contar com as bênçãos que Deus realmente deseja transbordar das vidas dos seus filhos.

Philip D. Walmer