>
 

Então... 2

Número 2

Leitura Bíblica: II Crônicas 7:11-22

 

            Dando continuidade a uma série de devocionais (estudos) do texto acima, quero levar sua atenção em particular para o versículo quatorze que contém a seguinte mensagem: "... se o meu povo, que se chama pelo meu nome, se humilhar, e orar, e me buscar, e se converter dos seus maus caminhos, então, eu ouvirei dos céus, perdoarei os seus pecados e sararei a sua terra."

            A referida passagem que estudaremos juntos é um relato de acontecimentos em volta da dedicação do falado Templo de Salomão, uma lindíssima edificação, erguida para servir de lugar de adoração ao único Senhor Deus, chamado de Jeová pelos judeus. Este templo levou anos para ser construído, e sua fama espalhou pelo mundo. Deus aceitou o esforço e enormes gastos para concluir o edifício, e disse que colocaria seu nome naquele lugar. Deus aceitou a oração e petição de Salomão, mas havia uma ressalva e plano de ação (v. 14) caso Israel desviasse e caísse da graça de Deus. Infelizmente isto aconteceu, não apenas uma vez, mas várias vezes ao longo da história da nação, contudo, o plano de restauração do relacionamento com Deus sempre foi o mesmo do versículo quatorze ao longo dos milênios até hoje.

            A nação de Israel sempre foi uma sombra da Igreja que estava por vir, uma espécie de protótipo, de modo que aquilo que Deus exigiu de Israel, exigiu e exige da Igreja Dele até o presente dia. O maior perigo para Israel era o de começar adotar e adorar os deuses falsos (imagens) das nações vizinhas, e isto frequentemente ao longo da história. Nestes dias modernos existem "igrejas" que possuem seus deuses e santos, os quais adoram no lugar do único Deus verdadeiro. No entanto, a maioria do cristianismo rejeita esta prática, mas o inimigo de Deus, da Igreja e do cristão tem enfiado no meio da igreja cristã outros deuses, os quais fazem com que a igreja de hoje não é a mesma do primeiro século, cuja história é relatada no livro de Atos.

            A Igreja do primeiro século recaiu, apesar de advertências dos apóstolos e notáveis líderes eclesiásticos como Judas que escreveu uma pequena epístola que não só alertou a Igreja daqueles dias, mas A de hoje, pois sua epístola é profética. Não, a grande maioria das igrejas evangélicas não tem erguido imagens nos seus lugares de culto, mas tem caída diante de outros deuses que fizeram com que a Igreja de hoje não tem mais o poder da Igreja Apostólica do primeiro século.

            Elas têm se dobrado diante do deus da política, achando que fazer parte da política estabelecerá a Igreja como uma força na comunidade e da nação. A Igreja do primeiro século jamais acatou esta ideia, sabendo que seu poder sempre viria por via de um estreito relacionamento com Deus e estando cheio do poder que vem do alto. Algumas têm permitido a entrada do deus da vaidade (espírito de Jezabel - Apocalipse 2:20) enquanto outras abraçaram a ideia que a prosperidade é bênção de Deus, portanto adoram diante deste altar e deus. A permissividade sexual que invadiu a Igreja é outro deus que está levando muitos a perdição, pois tem abraçado e aceitado este deus que permite promiscuidade sexual na forma de sexo entre pessoas não casadas, passando mão por cima de prostituição, fornicação, adultério, homossexualidade, lesbianismo e outras formas de perversão sexual.

            A mensagem que escrevo não é popular em nosso mundo, mas como atalaia de Deus, eu me sinto na responsabilidade de levantar a minha voz contra aquilo que Deus não aprova e que tem levado a Igreja de perder seu poder e influência sobre o mundo que jaz no maligno. Chegou a hora para a Igreja aderir-se aos conselhos de Deus em nosso texto.

Philip D. Walmer