>
 

Então... 3

Número 3

Leitura Bíblica: II Crônicas 7:11-22

 

                Conforme nosso texto, o retorno verdadeiro a Deus e a restauração de um relacionamento íntimo com o Senhor da Gloria começa por se humilhar diante Dele. Superficialmente parece algo tão simples, quando na realidade é algo muito difícil. A razão por que a maioria não se arrepende dos seus pecados é porque são orgulhosos demais para admitir que pecasse contra Deus e que vivesse no erro. É fácil ver isto diariamente ao contemplar pessoas culpando outros por seu comportamento. Simplesmente não conseguem admitir seus erros. O coração do homem procura justificar a si mesmo; procura iludir e até mente para se ausentar da culpa, mas isto jamais funciona com Deus, pois Ele sabe o que está no íntimo da pessoa. Esta mentalidade impede um relacionamento salvador com Deus.  

            Tiago 4:6 transmite a atitude de Deus em relação ao orgulho do homem: "... Deus resiste aos soberbos, mas dá graça aos humildes." Qual poderia ser a razão por uma pessoa ficar orgulhosa diante de Deus, considerando que ela é apenas a criatura e Deus o criador. O homem é apenas finito (que tem fim e limites), quando Deus é o infinito (que não tem limite, ilimitado), por tanto o homem é muito inferior a Deus apesar da sua inteligência e conquistas. Nisto, vemos a necessidade do homem de se humilhar diante de Deus e reconhecer a soberania Dele.

            Até na Igreja de hoje, é possível ver o orgulho dos líderes eclesiásticos, pois eles têm recursos financeiros para viver uma vida abastada, e em não poucos casos têm edificado prédios suntuosos, luxos e pomposos. A atitude destes faz nos lembrar da Igreja de Laodicéia que dizia: "... Estou rico e abastado e não preciso de coisa alguma...", mas Deus responde... "e nem sabes que tu és infeliz, sim, miserável, pobre, cego e nu." (Apocalipse 3:17) A Igreja de hoje pode ter status na arena de política, e ser aceita socialmente, no entanto tem perdido o poder do Espírito Santo e, portanto sua influência espiritual sobre o mundo, que tanto necessita o poder transformador do Espírito Santo, e não meramente uma mensagem social, que nada faz para preparar as pessoas para a vinda de Cristo. Leia agora o conselho de Deus para a igreja de Laodicéia: "Aconselho-te que de mim compres ouro refinado pelo fogo para te enriqueceres, vestiduras brancas para te vestires, a fim de que não seja manifesta a vergonha da tua nudez, e colírio para ungires os olhos, a fim de que vejas." (v. 18)

            Por que Moisés foi tão amado e usado por Deus? Porque era um homem humilde. Apesar de sua humildade, era um grande líder, capaz de levar centenas de milhares de pessoas do cativeiro do Egito para a terra prometida. A pessoa arrogante, pomposa e cheia de si, apesar de si considerar cristão, certamente não é, pois ela não está caminhando nos passos de Jesus. Leia a seguir o testemunho de quem deve de ser seu exemplo: "Tomai sobre vós o meu jugo e aprendei de mim, porque sou manso e humilde de coração; e achareis descanso para a vossa alma. Porque o meu jugo é suave, e o meu fardo é leve." (Mateus 11:29-30) Quer ter descanso para sua alma? Aprenda ser humilde! Deus não dá graça aos soberbos.

            "Bem-aventurados os humildes, pois eles receberão a terra por herança." (Mateus 5:5 NVI) O ensinamento da Palavra de Deus é bem contrário ao do mundo, mas produz e produzirá o fruto que a pessoa mais necessita, e jamais desapontará nesta vida ou na vida que há de vir. A humildade é o único caminho para Deus e as bênçãos que o homem necessita; inclusive o perdão de pecados.  

Philip D. Walmer