>
 

O Grande Mandamento, A Grande Comissão

 

Jesus citou os dois grandes mandamentos - "Amar a Deus de todo o coração, alma, mente e forças" e "Amar o próximo como a si mesmo" - fazendo uma íntima associação entre os dois. Em seguida, narrou uma história para exemplificar o que é amar o próximo.

Certo homem, viajando de um lugar para outro, foi atacado por assaltantes que o deixaram na estrada, semi morto. Por ali passaram dois líderes religiosos que não deram a mínima atenção ao ferido. Mais tarde passou também um estrangeiro que teve piedade dele. Esse estrangeiro tratou-lhe os ferimentos, transportou-o para um lugar seguro, cuidou dele enquanto corria perigo de vida e ainda providenciou para que alguém continuasse a olhá-lo, prometendo pagar todas as despesas decorrentes.

Encerrando a narrativa, Jesus disse: "Vai e procede tu de igual modo." Na realidade, ele não estava definindo o tipo de atitude que deveríamos ter: Estava falando era de como deveríamos ser. Devemos ser crentes que atendam às necessidades de outros, sempre que nos depararmos com uma ocasião para isso. Que belíssima descrição de um missionário!

Entretanto, muitas vezes o sofrimento humano não é encontrado nas estradas mais transitadas. Por isso Jesus dá um passo adiante e manda que procuremos os necessitados. Sua ordem não era apenas que procedêssemos da mesma maneira que aquele estrangeiro, mas que fôssemos e agíssemos de igual modo. Isso é ou não é um chamado missionário?

A palavra "Vai", da narrativa acima, nos remete para a grande comissão. Se ao dar esse mandamento Jesus nos orienta sobre como devemos ser, na comissão ele define especificamente o que devemos fazer:

"Ide, portanto, fazei discípulos dê todas as nações, batizando-os em nome do Pai, Filho, e do Espírito Santo; ensinando-os a guardar todas as cousas que vos tenho ordenado..." (Mateus 28:19, 20)

Assim como ele nos conclama a obedecer ao mandamento, chama-nos também a praticar a grande comissão.