>
 

Perigo

            A invenção da internet é, sem dúvida alguma, uma façanha que mudou a sociedade de forma drástica. Depois veio a mídia social que colocou pessoas em contato até diariamente. Pessoas descobriram amigos de muitos anos com os quais não tinha contato há anos. Negócios são tratados com uma rapidez jamais sonhada quando eu já era adulto com família. Cartas enviadas por meio dos correios tem se tornado uma raridade.

            Demorou pouco para aparecer o Facebook, seguida de outras formas de mídia social. A grande maioria das pessoas elogia este meio de comunicação. E, quando usado da forma correta, é algo maravilhoso. Para mim, é um meio de ministério. Por exemplo, anteontem recebi um pedido de amizade de uma pessoa com nome bem diferente que não conhecia. Aceitei o pedido. Ontem, esta pessoa entrou em contato comigo via o chat. Descobri que é nigeriano, reside na Nigéria e é cristão. Passamos um bom tempo conversando, e já antecipamos contato futuro quando poderemos entrar em mais detalhes acerca de nossa fé e doutrina, pois ele é hábil em inglês. Esta é apenas uma pessoa de um país estrangeiro com a qual tenho contato.

            O perigo da internet e da mídia social é quando não é usado com discrição e bastante cuidado. Histórias horrorosas vêm à tona com uma frequência assustadora. Provavelmente uma das áreas mais perigosas é quando pessoas começam a procura namorados (as) pela mídia social. Mulheres, sim, até mulheres cristãs, adolescentes e moças têm sido aliciadas, Mulheres casadas têm abandonado seus esposos, lares e filhos para correr atrás de um suposto novo amor. Adolescentes e moças têm sido aliciadas por conversas aparentemente sadias, e acabaram no submundo da prostituição, para terem suas vidas completa e irrevogavelmente destruídas, sem esperança de relacionamentos sadios depois, caso conseguem escapar da carceragem da prostituição.

            Tempo e espaço me faltam de falar mais para alertar pais, jovens e outros aos perigos do mau uso da internet e mídia social. Pais devem fiscalizar ao máximo o uso que seus filhos fazem do computador de casa. Alguém sugeriu que o computador de casa deve ser colocado onde todos da casa podem ver sempre. Jamais deve ser colocado em uma peça da casa isolada onde alguém pode surfar a internet acessando sites de conteúdo questionável ou puramente perigoso para o desenvolvimento correto de um jovem ou uma jovem. Considera as palavras do Salmista Davi nas passagens que seguem:

            "Desvia os meus olhos, para que não vejam a vaidade, e vivifica-me no teu caminho." (Salmos 119:37)

            "Não porei coisa injusta diante dos meus olhos; aborreço o proceder dos que se desviam; nada disto se me pegará." (Salmos 101:3)

            "Os meus olhos procurarão os fiéis da terra, para que habitem comigo; o que anda em reto caminho, esse me servirá. Não há de ficar em minha casa o que usa de fraude; o que profere mentiras não permanecerá ante os meus olhos." (Salmos 101:6-7)

            A charge abaixo ilustra bem como uma mentira pode ser propagada para um inculto e despreparado. Cuidado com o perigo da mídia social para poder salvar sua vida de dano e sua alma da destruição eterna.

Philip D. Walmer