>
 

Santificação

 

            Santificar por definição quer simplesmente dizer: fazer santo, dedicar a um uso onde não são permitidas impurezas, contaminantes ou ingredientes que comprometem o bom funcionamento do produto original. Para ilustrar, a gasolina misturada com água simplesmente fará com que um motor não funcione bem ou pára de funcionar completamente.

            É do desagrado de Deus que a "igreja" (se é que ainda pode se denominar algumas assim) tem insistido em contaminar a Santa Igreja que Cristo comprou com seu sangue purificador com tudo que vem do mundo, inclusive os mais grosseiros desvios sexuais imagináveis. Tudo isto começou por admitir que os membros praticassem pequenos desvios das ordenanças do Senhor, e assim o pecado tem se alastrado no meio da Igreja que Cristo determinou que fosse pura, santa e sem mácula.

            Veja na passagem que segue a suma importância da santificação: "Segui a paz com todos e a santificação, sem a qual ninguém verá o Senhor." (Hebreus 12:14) Por inspiração do Espírito Santo, o escritor deste Livro de Hebreus declara em termos claros que sem seguir, isto é, praticar a santificação simplesmente não haverá esperança de ver o Senhor. Participar da vida eterna na Cidade Celestial é o desejo de todos, mas simplesmente desejar não há de fazer o desejo realizado, pois conforme este versículo, ninguém que pratica atos considerados por Deus como impuros verá o ser e glória do Senhor, pois na sua presença não pode haver pecado.

            Agora, depois de estabelecer a importância da santificação, chego ao ponto principal deste devocional. Como é que a santificação pode ser alcançada? Jesus na sua oração sacerdotal esclarece isto ao fazer seus pedidos ao Pai Celestial: "Santifica-os na verdade; a tua palavra é a verdade." (João 17:17) Nota com atenção que Jesus pediu para que seus discípulos fossem feitos em santos de Deus por intermédio da Palavra. Deduzimos com isso que a Palavra tem poder purificador. Por tanto pergunto por que é que tantas pessoas que alegam ser cristãs não dão a mínima de atenção à Palavra.

            Não questiono o valor de cânticos e louvor, no entanto não são estas atividades que purifica o crente do mal intento do seu coração. De fato, Davi falou séculos antes destes escritores do Novo Testamento e deu o mesmo parecer em palavras diferentes, contudo, no mesmo sentido. "Guardo no coração as tuas palavras, para não pecar contra ti." (Salmos 119:11) Muitos não leem, menos ainda procuram guardar a Palavra ativamente nos seus corações. O versículo 105 continue no mesmo sentido, declarando que a Palavra é lâmpada e luz para o caminho de quem deseja agradar a Deus com sua vida. "Lâmpada para os meus pés é a tua palavra e, luz para os meus caminhos."

            Davi ainda declara que o homem sucedido no seu caminhar medita constantemente na lei do Senhor: "Antes, o seu prazer está na lei do Senhor, e na sua lei medita de dia e de noite." (Salmos 1:2) Qualquer pessoa consegue apenas meditar naquilo de que sua mente e coração estão cheios. É fácil determinar em que qualquer pessoa pensa e medita por simplesmente prestar atenção ao conteúdo de suas conversas. Eu me lembro de determinados ministros com as quais tive a oportunidade conversar várias vezes. A conversa deles era sempre em volta de coisas deste mundo, de coisas temporais, como seus trabalhos seculares e outras coisas do gênero. Os resultados eram visíveis, pois as igrejas que pastoreavam não cresciam e não tinha avivamento. A mesma coisa pode ser dito de muitos membros cujas vidas estão sempre em volta das coisas deste mundo em vez de estarem cheias da Palavra purificadora, e normalmente vivem sem vitória e não são poucas que acabem se desviando dos caminhos do Senhor.

            Purifique-se diariamente das obras e pensamentos do mundo por ler e se encher com a Palavra que purifica de tudo que é inaceitável a Deus.

Philip D. Walmer