>
 

Receptividade

 

            Na igreja ele foi conhecido como tio Zeke. Duvido que alguém realmente conhecia o nome correto dele. No entanto, ele era membro da igreja por mais anos do que a maioria poderia se lembrar. Ele já viu o passar de vários pastores pela igreja e na verdade ele era quem mais apoiava o ministério. Ele sempre, sem falta, sentava no último banco do canto esquerdo da igreja, e os sonoros "améns" que saíram daquele canto em todos os cultos resultou em aquele canto ser chamado o "canto amém". Todos que pregavam na igreja se animavam com o apoio de tio Zeke, seja pregador novato, um ruim mesmo ou um bem experimentado.

            Um outono, após as colheitas, quando os moradores tinham mais tempo, o pastor marcou a campanha evangelística de costume para aquela época. O evangelista, um homem bem preparado e de anos de experiência, contudo desconhecido pela igreja, veio para realizar um trabalho eficaz na igreja. Ele já tinha pregado quatro noites quando resolveu pegar pesado na quinta noite. Ele elaborava de como Deus odeia o pecado, no entanto ama o pecador. Aí ele começou a ser corajoso e entrou na parte da mensagem onde denominava os vários pecados comuns entre membros das igrejas.

            A igreja estava ficando cada vez mais em silêncio, mas o "canto amém" estava, como sempre, de todo volume. Isto encorajava o evangelista, no entanto fez com que os membros desconfiavam que tio Zeke conhecesse os deslizes deles. De repente, e sem saber de nada, o evangelista bateu firme em cima de um deslize do tio Zeke. O "canto amém" ficou em silêncio total para a surpresa do evangelista e dos membros, pois tio Zeke delatou a si mesmo.

            Ai a minha pergunta: Como é que você recebe a Palavra de Deus? É só boa quando cabe na vida dos outros, ou você a recebe de coração aberto, ainda quando Ela penetra na sua vida? Há várias reações da parte de pessoas que ouvem a Palavra de Deus.

            1. Os do Sinédrio que ouviam Estevão pregar ficaram furiosos, correram por cima dele, rilhavam os dentes, tampavam os ouvidos e por fim o mataram pois não queriam ouvir mais. (Atos 7:54-60)

            2. Jesus, na parábola do semeador, falou dos que tem corações duros como o caminho e os pássaros (inimigo da alma) arrebatam a semente sem que ela possa brotar ou produzir. Falou de outros que recebiam a palavra com alegria (Mateus 13:20-21) mas sendo que seus corações eram como solo rochoso a Palavra brotou, mas não tendo raiz, logo morreu. Estes, disse Jesus, são como aqueles que se escandalizam, por causa da angústia e perseguição. Outros, tendo corações cheios dos cuidados da vida (espinhos) tiveram a Palavra sufocada e que não veio a produzir fruto.

            3. Outros são como o rei Agripa que respondeu assim após ouvir a pregação do apóstolo Paulo: "Então, Agripa se dirigiu a Paulo e disse: Por pouco me persuades a me fazer cristão." (Atos 26:28) Ser quase convencido não adianta nada em relação a Deus e a vida eterna.

            4. Quando Paulo pregou em Beréia, ele encontrou um povo de corações abertos que receberam a Palavra de Deus com fome e sede. Os resultados foram extraordinários e a obra de Deus dentro de qualquer um que recebe a Palavra de Deus com coração aberto e avidez há de experimentar obras tremendas de vitória na sua vida espiritual. "Ora, estes de Beréia eram mais nobres que os de Tessalônica; pois receberam a palavra com toda a avidez, examinando as Escrituras todos os dias para ver se as coisas eram, de fato, assim. Com isso, muitos deles creram, mulheres gregas de alta posição e não poucos homens." (Atos 17:11-12) Como é sua receptividade à Palavra de Deus. Só você pode julgar. Espero que seja boa, pois assim você pode lucrar as bênção prometidas do Senhor.

 

Philip D. Walmer