>
 

O Travesseiro

            "Ora, levantou-se grande temporal de vento, e as ondas se arremessavam contra o barco, de modo que o mesmo já estava a encher-se de água. E Jesus estava na popa, dormindo sobre o travesseiro; eles o despertaram e lhe disseram: Mestre, não te importa que pereçamos?" (Marcos 4:37, 38)

             O pastor estava descrevendo vividamente a tormenta sobre o Mar da Galiléia, uma de minhas histórias preferidas. Dava quase para sentir o ar salgado e os solavancos do barco. Quando as ondas começaram a entrar, eu saí do quadro. Continuando a história, o pastor comentou um pequeno pormenor que apenas Marcos registra nos Evangelhos. Jesus estava dormindo sobre "o travesseiro". Quem teria dado um travesseiro para Jesus? Provavelmente, não era um dos equipamentos do barco de pesca. Cordas, remos e redes, sim, mas um travesseiro? Interessante, mas o pastor sugeriu que os discípulos devem ter trazido o travesseiro para Jesus.

            Franzi a testa. Os discípulos trazendo um travesseiro? Eles não se lembravam de  levar pão em algumas das viagens! Pensei que provavelmente as mulheres que seguiam a Jesus tivessem tido a lembrança de providenciar um travesseiro para que Ele descansasse.

            Ma realidade, quando mais tarde estudei o texto em vários comentários, fiquei sabendo que o travesseiro era provavelmente uma peça regular entre o equipamento dos barcos. Um carpete, ou um travesseiro de couro rústico, era colocado na parte de trás do barco para conforto do remador ou para algum  hóspede especial.

            Ainda assim, esse travesseiro despertou meus pensamentos acerca das mulheres que seguiam a Jesus. Lucas registra que, enquanto Jesus pregava de cidade em cidade, os doze discípulos e muitas mulheres estavam com Ele. Essas mulheres não só seguiam a Jesus, mas ajudavam a mantê-Lo e a Seus discípulos com os recursos delas (ver Lucas 8). Mateus também menciona que havia muitas mulheres junto à cruz. "Vinham seguindo a Jesus desde a Galiléia, par O servir." Mateus 27:55.

            Atenciosas, generosas e prestativas,  assim era as maravilhosas mulheres cristãs do primeiro século. Essas qualidades ainda são o objetivo das mulheres cristãs de hoje, ao partilharmos nosso "travesseiro" com familiares, amigos e vizinhos durante os tempos da vida.

Heide Ford

Pensamento do Dia: "Tanta coisa está acontecendo e quem sabe o que o Senhor tem guardado para o futuro? O que for eu quero ser uma parte do futuro juntamente com o Senhor."