>
 

Uma Palavra Linda

            Lecionando esta manhã, domingo, acerca do louvor e adoração, expliquei como uma vida de gratidão é essencial fator no agradar a Deus e expressão de louvor e adoração a Ele. De todas as pessoas que habitam a face da terra, os cristãos deve ser os mais gratos, mais corteses, mais agradecidos e etc. No entanto, a realidade é que estes tendem de acompanhar as tendências dos demais, dando vazão às inúmeras reclamações que a maioria fala diariamente. Uma pergunta deve ser formulada: "Por que é mais fácil reclamar do que agradecer?" Ou talvez: "Por que é considerado mais chique reclamar do que agradecer?"

            É fácil para os jovens reclamar dos pais, maridos das esposas, esposas dos maridos, empregados dos patrões, membros dos seus pastores, membros de outros membros, todos dos governantes e etc. Na realidade, a lista é infinita quando se trata apenas do relacionamento horizontal com outros seres humanos. Mas, infelizmente o problema vai mais adiante e ataca no relacionamento vertical, isto é, o relacionamento do ser humano com seu criador, com Deus. As reclamações normalmente são relacionadas com o tempo: está quente demais, frio demais, chove demais, não chove o suficiente e assim continuam. Tenta imaginar o desafio de Deus em procurar agradar a todos com o tempo. Sabe muito bem que seria impossível. Quando as pessoas não acham possível viver uma vida de agradecimento no nível horizontal, é pouco provável que se lembrarão de agradecer a Deus.

            Quem sabe que o melhor lugar para começar uma nova vida de agradecimento seria com os relacionamentos humanos. Parece que pessoas não conseguem dizer um simples "obrigado". Qual é o problema? Vai custar alguma coisa proferir esta palavra? Vai lhe ferir de alguma forma? Que tal começar atuar de forma diferente: agradece o ascensorista, o caixa do supermercado, o agente dos correios, o barbeiro, o policial que nos protege dos maus elementos, o vendedor, e mais uma vez é uma lista infinita. Você não estará somente agradando a Deus com sua nova atitude, mas fará sua vida mais feliz, e quem sabe ajudará uma pessoa agradecida atravessar um dia muito difícil.

            A Bíblia é tão repleta de admoestações acerca de agradecer, que nas poucas palavras deste devocional não há como mencionar uma porcentagem pequena neste devocional. Vamos, no entanto, considerar as instruções nos dada na Palavra Eterna:

            "Em tudo, daí graças, por que esta é a vontade de Deus em Cristo Jesus para convosco." (I Tessalonicenses 5:18)

            "... mas enchei-vos do Espírito... dando sempre graças por tudo a nosso Deus e Pai..." (Efésios 5:18, 20)

            Poderia me perguntar por que deve agradecer a Deus quando tudo está na contramão do que você acha que a vida cristã deve lhe conceder. Bem, é porque Ele lhe "chamou das trevas para sua maravilhosa luz..." (I Pedro 2:9)

            É porque "somos mais que vencedores, por meio daquele que nos amou." (Romanos 8:37)

            E, finalmente é porque não existe poder neste mundo que pode nos separar do amor de Deus por nos. (Leia Romanos 8:31-39)

Philip D. Walmer

Pensamento Do Dia: "A maneira mais certa para criar felicidade para si mesmo é descobrir meios para levar felicidade aos outros"