>
 

Serve Com Alegria

            "Servi ao Senhor com alegria, apresentai-vos diante dele com cântico." (Salmos 100:2)

            Salmos 100 é um dos mais populares e mais lidos dos Salmos. Ao ouvir este Salmo lido novamente no início de um culto senti minha atenção chamada para a parte que instrui para servir ao Senhor com alegria. Fui obrigado indagar para mim mesmo se é com alegria que sirvo ao Senhor ou com constrangimento, obrigação, medo, receio de coisas vindouras ou outra razão semelhante. Ao considerar isto a fundo, cheguei à conclusão que era realmente um prazer estar mais uma vez num culto e na presença do Senhor. Levantei as mãos e com lágrimas de alegria agradeci ao Senhor mais uma vez pelo privilégio de estar congregando com pessoas de fé mútua para louvar e bendizer a Ele.

            Quando refletimos profundamente sobre os ensinamentos da Palavra de Deus, chegamos à conclusão que em tudo a atitude do adorador é importante e talvez o fator mais importante. Deus sabe com que atitude chegamos à Sua casa para assistir e participar do culto. É notório que alguns chegam para apresentar si mesmos e seus talentos, outros por vanglória, enquanto outros por constrangimento. Nenhuma destas, entre outras atitudes, é razão lícita e aceitável a Deus. Um pode cantar bem, e até melhor que outros, mas se a atitude daquela pessoa é para receber vanglória e aplausos dos outros, sua atuação não valeu aos critérios do Senhor. É necessário que o adorador apresente si mesmo com alegria de estar simplesmente na presença do Senhor.

            O fato de alguns não serem abençoados nos cultos surpreende e assusta, pois parece que são tão fiéis. É que nós julgamos apenas o exterior, o facilmente visível, mas Deus vê o coração. "... o Senhor não vê como o homem. O homem vê o exterior, porém o Senhor, o coração." (I Samuel 16:7) Deus, ao ver os homens se apresentarem diante Dele, viu que Jó era homem "integro, reto, temente a Deus, e que se desviava do mal" (Jó 1:1), e por isso foi aceito e muito abençoado por Deus.

            Quando Deus começou lidar com a nação escolhida de Israel, Ele deu muitas instruções, todas intimamente ligadas com advertências. "Uma vez que vocês não serviram com júbilo e alegria ao Senhor, o seu Deus, na época da prosperidade, então, em meio à fome e à sede, nudez, e pobreza extrema, vocês servirão aos inimigos que o Senhor enviará contra vocês. Ele porá um jugo de ferro sobre o seu pescoço, até que os tenha destruído." (Deuteronômio 28:47-48 NVI)

            É com profunda tristeza que vejo pessoas sofrendo o resultado das suas atitudes anteriores. Recusaram as admoestações dos seus pastores. Rebelaram contra o ensinamento de uma vida santa e separada do mundo. Com atitudes totalmente inaceitáveis chegaram à igreja, professando fé, lealdade a Deus, e com fachada de crente, mas Deus julgou os corações e retribuiu de acordo com o que descobriu no coração. Cumpriu-se a palavra de Daniel 5:27: "pesado foste na balança, e achado em falta." Aconselho: "Examine-se... a si mesmo..." (I Coríntios 11:28)

Philip D. Walmer

Pensamento do Dia: "Estou sempre alegre - essa é a maneira de resolver os problemas da vida." Charles Chaplin