>
 

Um Quarto Para O Homem De Deus

Parte I

II Reis 4:8-17

                     Eliseu e seu servo passaram por costume pelo pequeno lugarejo de Suném, onde morava uma mulher rica com seu esposo, de lides do campo e plantio. Muita hospitaleira, ela insistiu que Eliseu parasse na sua viagem para refrescar-se e comer pão. Ela no começo desconfiou que ele fosse servo do Senhor. Ela, então, propôs ao seu esposo que eles construíssem um quarto para eles poderem descansar das suas cansativas viagens. O pedreiro foi contratado e a obra feita.

         Quero chamar a atenção dos leitores para a parte deste texto que diz: "Façamos-lhe, pois, em cima, um pequeno quarto..." (v. 10) Torna-se óbvio que esta casa e o quarto particular para Eliseu e seu servo foi frequentada regularmente, e os cuidados da mulher para com eles foi algo além de mera obrigação de hospitalidade e interesse pessoal.

         O que muito me chama a atenção é que este casal gasta dinheiro e tempo para fazer o lugar para o homem de Deus. Não foram apenas os gastos; mais repartiram a casa deles com  frequência com o homem de Deus e seu servo. E, como sabemos, nem é sempre fácil repartir os aposentos com pessoas que não são da família. Tudo isso me faz pensar acerca do que Deus quer que façamos em relação a sua habitação conosco. Notamos os seguintes pontos:

♦  Eliseu e seu servo não pediram e nem exigiram que o casal fizesse o quarto para eles. Da mesma forma, Deus não vem exigindo que fizéssemos uma habitação ou lugar para Ele em nossas vidas. A decisão de fazer aquilo tem que partir de nós como partiu deste casal.

♦  A preparação do quarto requeria gastos. Preparar um lugar para a habitação de Deus em nossas vidas não vem totalmente grátis. A Bíblia ensina que devemos considerar o custo antes de começar a construção. (Lucas 14:28)

♦  Eles mobiliaram o quarto com cama, cadeira, candeeiro e mesa. Na vida de quem prepara um lugar para Deus habitar tem que haver os móveis e utensílios necessários. Quais são? A Palavra de Deus, oração, jejum, dízimos e ofertas, assistência na casa de Deus (Salmos 122:1), entre outros.

♦  Eliseu não precisava marcar reserva, pois o quarto era exclusivamente dele., e tinha o direito de ocupar o lugar quando quisesse, e por qualquer tempo que necessitava. Deus quer um lugar onde Ele pode habitar vinte e quatro horas por dia e sete dias na semana, aliás, Ele quer direitos exclusivos ao lugar que você preparou para Ele.

          Parece que há muitos requisitos a serem obedecidos para que o Rei da Glória venha habitar num lugar especialmente feito para Ele. Mas, vale a pena, pois os benefícios são muitos e grandes, como o resto da história relata.

          Devemos sempre honrar o homem de Deus também, os servos chamados pelo Senhor, pois como nesta história, Deus vem junto com o homem de Deus. Jamais podemos desprezar o homem que Deus realmente escolheu e chamou e ainda contar com a presença e atuação de Deus em nossas vidas.

Philip D. Walmer

Pensamento do Dia: "Se a única oração que oferece durante sua vida inteira é "Obrigado", seria o suficiente." Meister Eckhart