>
 

Um Quarto Para O Homem De Deus

Parte II

II Reis 4:18-37

            Eliseu foi muito agraciado pela mulher sunamita e seu esposo e queria fazer algo para expressar sua gratidão. Chamou a mulher e a indagou se houvesse algo que poderia fazer por ela. É óbvio que Eliseu era pessoa importante na nação, pois perguntou se ele pudesse falar ao rei ou ao comandante do exercito em favor dela. Normalmente pessoas aproveitariam tal situação, mas a pureza do coração dela que resultou na sua bondade ao servo do Senhor se tornou mais conhecida, pois respondeu que estava contente habitando no meio do povo dela. Eliseu não estava satisfeito com a resposta e perguntou para seu servo se ele conhecia alguma necessidade dela. Ele respondeu que ela não tinha filho para ser herdeiro, que em Israel sempre foi vexame. Eliseu a chamou de volta e prometeu um filho para ela apesar das condições do corpo dela e a velhice do seu esposo. Ela reclamou disto, mas um ano depois segurava o filho prometido nos braços. O respeito desta mulher para com Deus; expressado em atos de bondade para o homem de Deus, resultou no milagre de um filho/herdeiro. Deus nem sempre dá  milagres a quem pede, pois a história não é repleta de fidelidade e lealdade para com Deus.

            Alguns anos passaram, o filho cresceu, mas repentinamente adoeceu e morreu no mesmo dia. A mulher se aprontou e foi ter com o profeta de Deus, pois ela confiava que ele poderia resolver seu problema. Parece que o marido nem sabia da morte do filho e questionou a razão de ir naquele mesmo dia. (v. 23) Não somente foi necessário ir naquele dia, mas apressou-se muito pelo caminho. Há coisas que não podemos deixar para outra hora, outro dia, ou bem mais tarde. A necessidade é agora e precisamos uma resposta agora. Ore agora, Consagra-se agora. Jejua agora, se é que necessita uma resposta agora. Ela não pediu para outra pessoa fazer o que ela mesma podia fazer. Faça tudo que você tenha condições de fazer e deixa o resto com Deus. Que urgência possa tomar conta de nossos corações em relação às almas que necessitam de Deus!

Quando ela foi indagada acerca do seu esposo e o filho, ela respondeu que estava "Tudo bem". Como é que você responderia a esta pergunta, em face de um desafio semelhante? Pela fé, parece que ela falou do futuro como fosse presente. Sabia que com a intervenção do homem de Deus que tudo sairia bem.

            Ela tinha recebido o milagre de um filho, mas Deus obviamente determinou que ela precisasse um grande desafio e outro milagre, para que sua fé fosse mais forte ainda. Podemos reclamar dos desafios, tribulações e até perseguições de nossas vidas, mas pode ser algo providenciado por Deus para fortalecer nossa fé.

            Deus tem tudo sob seu comando. Eliseu mandou seu servo na frente, mas este não sabia ou nada podia fazer. Deus tem os meios para operar em sua vida. Confia Nele!

Philip D. Walmer

Pensamento do Dia: A fidelidade é a exigência de Deus; fecundidade é Sua recompensa.