>
 

Dons De Deus

"Qual dentre vós é o homem que, se porventura o filho lhe pedir pão, lhe dará pedra? Ou se lhe pedir um peixe, lhe dará uma co­bra? Ora, se vós, que sois maus, sabeis dar boas dádivas aos vossos filhos, quanto mais vosso Pai que está nos Céus dará boas coisas aos que Lhe pedirem?"( Mateus 7:9-11)

             A ênfase está sobre a palavra boas. Geralmente posso fazer diferença entre uma dádiva boa e outra má. Nem sempre é o preço que faz a diferença. Um presente caro mas inútil não causa alegria genuína. Um belo presente de uma pessoa que mal conheço pode significar pouco. Uma boa dádiva é aquela que faz bem tanto ao doador como ao que a recebe, é aquela que será lembrada com satisfação durante os anos vindouros.

            Lembro-me do disco As Quatro Estações, de Vivaldi, no meu primeiro ani­versário após nosso casamento. Não foi um artigo terrivelmente caro (não podíamos comprar nada que custasse mais de cinco dólares!). Mas aquele que era meu marido fazia dois meses, veio para casa no ônibus noturno só para ficar comigo no dia do meu aniversário. Toquei aquele disco muitas e muitas vezes, ano após ano.

            Jesus estava falando de boas dádivas para os filhos. Lembro-me de que minha filha queria, precisava, disse ela, sapatos que simplesmente não se­riam apropriados. Não eram resistentes como precisavam ser para nossas ruas cascalhadas. Naquela oportunidade, ela os teria considerado um grande presente. Comprei-lhe outra coisa. Nosso garotinho era fascinado por qual­quer objeto que brilhasse. As facas eram uma atração especial. Ele teria con­siderado uma faca um bom presente. Nós pensávamos de outro modo e guardamos as facas e lâminas de barbear em locais que não pudessem ser al­cançados por mãos perscrutadoras. As crianças, aparentemente, nem sempre sabem o que é uma boa dádiva. Às vezes eu também tenho dificuldades para saber qual dos dons de Deus é bom para mim. Na minha mente, boas dádi­vas são aquelas que eu desejo, ou para mim ou para aqueles a quem amo. Mas nem sempre obtenho o que considero uma boa dádiva.

            Enquanto permaneço confiante, mesmo sem entender os porquês, uma ci­tação de O Desejado de Todas as Nações me conforta: "Deus nunca dirige Seus filhos de maneira diversa daquela por que eles próprios haveriam de preferir ser guiados, se pudessem ver o fim desde o princípio, e perscrutar a glória do desígnio que estão realizando como colaboradores Seus".

            Talvez eu até pudesse ler esse texto de maneira diferente: "Deus nunca dá a Seus filhos coisas que não sejam as boas dádivas pelas quais serão agradeci­dos quando, no final da jornada, olharem para trás e virem como e por que Deus escolheu dá-las".

            Por hoje só, querido Pai, permite-me desfrutar Tuas dádivas do sol, do lar, do trabalho, da família e, acima de tudo, da paz por saber que a Tua de­finição de bom é realmente a melhor.

Nancy Jean Vyhmeister

Pensamento do Dia: "Nossas dúvidas são traidoras e nos fazem perder o bem que às vezes poderíamos ganhar pelo medo de tentar." [William Shakespeare]