>
 

Como Está Sua Saúde?

            Parece que os desafios à saúde são o que mais preocupa a sociedade de hoje. Notícias alertam que as emergências dos hospitais estão lotadas e fechadas. Filas enormes se formam diariamente na frente das clínicas, postos de saúde e hospitais. Pessoas correm desesperadas atrás da cura para suas enfermidades; reais ou imaginárias. Remédios novos entram no mercado com muito frequência, mas o número de doentes aumenta assustadoramente. Certamente isto não foi o que Deus planejou para sua criação. Nos últimos dias tenho recebido notícias de dois amigos que adoeceram de uma hora para outra. Um familiar começou sentir alguns problemas nos sentidos do corpo e descobriu que tem tumores malignos no cérebro. Todos podem contar histórias semelhantes.

            Apesar da seriedade da enfermidade corporal, a doença da alma é, sem dúvida, a pior. Qual doença é esta? É a doença provocada pelo pecado. Deus olhou para seu povo de Israel e fez a seguinte pergunta: "Acaso, não há bálsamo em Gileade? Ou não há lá médico? Por que, pois, não se realizou a cura da filha do meu povo?" (Jeremias 8:22) Nesta passagem não se trata de enfermidade corporal, mas aquela que mais preocupa a Deus e deve nos preocupar também; isto é, a enfermidade da alma, o pecado e seus efeitos maléficos.

            É cientificamente comprovado que a maioria das enfermidades corporais é resultado de vícios ou de alimentação inadequada. Apesar de a mídia advertir dos maus hábitos alimentares, a maioria insiste em comer o que agrada o paladar em vez de se acostumar comer o que coopera para uma boa saúde. Apesar de não ser médico, tenho transmitido ao povo que pastoreei, bem como amigos, e conhecidos, os resultados de pesquisas pela internet e a simples leitura de artigos acerca do assunto de saúde. Recebi críticas verbais, e vi que pouco adiantou tentar tirar as pessoas dos seus costumes. Décadas passaram, e agora a gente vê o resultado dos maus hábitos alimentares e vícios. É triste!

            Da mesma forma tem acontecido a mesma coisa na parte espiritual. Respondendo a pergunta de Jeremias: Sim, havia um médico para o povo; o pastor chamado por Deus para guiar o povo por um caminho de saúde espiritual. Ele ensinou o valor da leitura bíblica, da oração, do jejum, da assistência fiel nos cultos para louvar Deus, mas o povo achou tantas razões para não praticar fielmente estas coisas que contribuem para um bom estado de saúde espiritual.

            Tristemente observei enquanto os conselhos foram ignorados. As famílias se desmancharam. Filhos foram para as drogas, para o álcool, para relacionamentos sexuais ilícitos, prostituição, relacionamentos homossexuais, juntamentos em vez de casamentos, divórcios e um horror de outros males. Houve mortes precoces, doenças, infelicidade, e até suicídios.

            Meu amigo leitor, não leva a mau, mas quero lhe indagar acerca da sua saúde espiritual. Você está realmente bem com Deus? Se o Senhor voltar hoje para receber Sua Igreja, você irá. Eu procuro cuidar minha saúde material, mas dou muita atenção para a minha saúde espiritual. Você também o faz?

Philip D. Walmer

Pensamento do Dia: Agarra-se à Bíblia, não somente uma parte dela. Um homem não fará muito com uma espada quebrada. D. L. Moody