>
 

O Deus De...

            Muitas vezes nas Escrituras encontramos as palavras... "O Deus de Abraão, Isaque e Jacó." Se torna óbvio que para as gerações que sucederam a vida destas principais figuras da história bíblica, que Deus não era um Deus pessoal. Ele era "um" Deus, ou "o" Deus de outras pessoas. Quem sabe isto foi o problema principal que impediu a nação de Israel de viver uma vida separada e agradável a Deus, que resultou várias vezes em grande sofrimento e finalmente o cativeiro em nações estranhas e idolatras.

            Em alguns grupos religiosos há um costume de chamar Deus de "O Pai", como fosse de outros, e não pessoalmente deles. Parece que indica um relacionamento que não é pessoal. Parece que há distância entre a pessoa que usa este termo e Deus. Estou convencido que Deus quer ser meu Deus pessoal e que isto é necessário para que eu possa viver uma vida verdadeiramente cristã e agradável a Ele. Todos que seriam Seus discípulos necessitam uma experiência pessoal com Ele; um relacionamento que os deixam confortáveis em chamá-Lo "meu Pai". Vamos examinar as Escrituras para certificar que estamos baseando nossa tese na verdade que a Bíblia proclama:

            Jesus nos ensinou com um modelo de oração para orar desta forma: "Pai nosso". Nota bem o uso do pronome pessoal - nosso. (Mateus 6:9) Até em Lucas 11:2 o uso do termo Pai exala intimidade e conhecimento pessoal. Meus filhos me chamam de pai, e quando eles conversam com outros referem a mim como "meu pai", não usando um termo ambíguo como "o pai".

            Paulo, escrevendo aos Filipenses acerca da divina providência de Deus disse: "E o meu Deus..." (Filipenses 4:19) Paulo teve Deus como Deus dele, um Deus pessoal e não um Deus de distância. Depois que Jesus Cristo abriu o caminho de acesso direto a Deus, não ouvimos mais Seus súditos O chamando de Deus de Abraão, Isaque e Jacó. Pesquisando as Escrituras, descobrirá que o termo "meu Deus" em referência ao Senhor é usado mais de 115 vezes de Gênesis a Apocalipse. Além disto, tem outros termos de intimidade tais como "meu Pai", meu Senhor e etc.

           Quando Deus criou Adão e Eva e os colocou no Jardim de Édem, a Bíblia relata como a voz do Senhor caminhava e procurava comunhão com o homem no final do dia. Esta comunhão, iniciada por Deus, foi rompida pelo pecado. Deus a restaurou por meio da morte/sacrifício de Jesus Cristo, e hoje temos o direito de acesso direto a Ele, bem como o direito de chamá-Lo de Pai, pois na verdade nascemos Dele. Deus quer e almeja esta intimidade e gostaria que você sentisse confortável em chamá-Lo assim.

           Como é seu relacionamento com Deus? Distanciado? Na sua mente e coração Ele é o Deus do seu pastor, dos seus pais, de outros membros da igreja e de outros conhecidos? Não existe uma intimidade entre você e Deus? Caso não, é hora para você começar por meio da oração e leitura da Palavra de Deus conhecer este Deus que quer ser "Seu". Ele volta para levar Seus filhos para Sua Casa Celestial.

Philip D. Walmer

Pensamento do Dia: "Eu creio no Deus que fez os homens e não no Deus que os homens fizeram." Ives Vaet