>
 

Plenitude de Amor

Séries - Vive o Livro

             "Deus derramou o seu amor no nosso coração, por meio do Espírito Santo, que ele nos deu." (Romanos 5:5 NTLH)

            Neste texto a Biblia diz que Deus derramou seu amor em nossos corações. Achei a linguagem interessante, pois não disse que Deus simplesmente deu, que poderia ser em qualquer quantidade, pequena ou grande. A idéia do verbo derramar é que o amor que Ele, por meio do Espirito Santo nos outorgou, foi em grande quantidade, quem sabe, incomensurável.

            Outro ponto interessante de contemplar é que este derramamento do Espírito Santo deve ter proporcionado a cada recipiente uma amplitude de amor nunca antes experimentada. Será interessante ver o que a Palavra de Deus tem a ensinar acerca deste amor. Há três níveis de amor: Eros (erotica), que é o tipo de amor conhecido no início de namoro, que frequentemente não passa desde nível; Filos (nível humano de família, amigos e etc.) que é comum fora do contexto de religião e Deus; Agape (nível divino, incondicional) e só pode ser adquirido com uma divina operação de Deus no ser da pessoa. O primeiro nível é comum, básico e frequentemente imoral. O segundo é comum, normal em famílias e outros relacionamentos humanos. Mas o terceiro nível é o que deve ser almejado por todos, pois é de origem divina e eleva a pessoa a um nível acima do normal.

Nossa primeira obrigação é de amar "... ao Senhor teu Deus de todo o teu coração, e de toda a tua alma, e de todas as tuas forças, e de todo o teu entendimento..." (Lucas 10:27) Se é que temos recebido o derramamento do Espírito Santo em nossos corações, isto se torna possível.

Nossa segunda obrigação é de amar "ao tem próximo como a ti mesmo." (Lucas 10:27 Isto é um pouco mais difícil, mas novamente é entendido que isto se torna possível com a plenitude do Espírito Santo derramado no coração.

Nossa terceira obrigação é de amar "a vossos inimigos..." (Mateus 5:44) Agora entendemos bem a dificuldade deste propósito de amar. Amar os inimigos? Sim! Jesus exemplificou este amor quando da cruz falou em relação dos que O crucificaram: "... Pai, perdoa-lhes..." (Lucas 23:34) Amar desta maneira certamente é possível quando o ser humano está absolutamente cheio do Espírito Santo, tendo-O em plenitude absoluta.

Uma quarta, e nova, dimensão de amor é mencionado por Jesus em João 13:34. Jesus chamou isto de um mandamento, e não meramente uma sugestão. Veja: "... Que vos ameis uns aos outros; como eu vos amei a vós..." Jesus qualificou este mandamento por dizer que devemos amar uns aos outros como Ele nos amou. Isto dói! Por que? Porque Ele nos amou quando eramos desgarrados Dele, perdidos no pecado e inimigos de Deus e tudo que é santo. Ele nos ama apesar de nossos deslizes e transgressões. Se nós nos enchemos do Espirito Santo de verdade, poderíamos amar desta forma e assim, não haveria mas os conflitos com famíliares, vizinhos, colegas de trabalho, membros da igreja e etc. Qual é o segredo? "... enchei-vos do Espírito..."

Philip D. Walmer

Pensamento do Dia: Quando você ama de verdade, você sabe antemão que experimentará grande dor no futuro. Eric Ludy