>
 

O Teste Fraude

Dan Ariely, professor de economia no Massachusetts Institute of Technology, realizou alguns testes sobre o comportamento humano. Em um experimento, os participantes submeteram a um exame em que receberiam dinheiro para cada resposta correta. Os participantes não sabiam, no entanto, que Ariely não estava testando seu conhecimento, mas se eles iriam trapacear. Ele montou o teste para que os grupos pensassem que seria fácil de conseguir com fraude.

Antes de submeter o exame, um grupo foi pedido a escrever quantos dos Dez Mandamentos que podiam se lembrar. Para o espanto de Ariely, nenhum deste grupo trapaceou! Mas todos os outros grupos tinham aqueles que trapacearam. Recordando uma referência moral faz a diferença.

Séculos atrás. o salmista compreendeu a necessidade de uma referência moral e pediu ajuda divina em segui-lo. Ele orou ao Senhor, "Firma os meus passos na tua palavra, e não me domine iniqüidade alguma. Livra-me da opressão do homem, e guardarei os teus preceitos. Faze resplandecer o rosto sobre o teu servo e ensina-me os teus decretos. " (Salmo 119:133-135).

O experimento "teste fraude" de Ariely ilustra nossa necessidade de orientação moral. O Senhor nos deu a Sua Palavra como lâmpada para nossos pés e luz para nosso caminho (v. 105) a dirigir-nos em nossas escolhas morais. - Dennis Fisher

"Maravilhosos são os teus testemunhos; por isso, a minha alma os guarda.A exposição das tuas palavras dá luz e dá entendimento aos símplices.  Abri a boca e respirei, pois que desejei os teus mandamentos. Olha para mim e tem piedade de mim, conforme usas com os que amam o teu nome.Ordena os meus passos na tua palavra, e não se apodere de mim iniqüidade alguma. Livra-me da opressão do homem; assim, guardarei os teus preceitos. Faze resplandecer o teu rosto sobre o teu servo e ensina-me os teus estatutos. Rios de águas correm dos meus olhos, porque os homens não guardam a tua lei." (Salmos 119:129-136 - Versão Corrigida)

Observe os diferentes termos, o salmista usa para descrever a Palavra de Deus. A Palavra é vista como "testemunhos" (v. 129), "palavras" (v. 130), "mandamentos" (v. 131), "preceitos" (v. 134), "Estatuto" (v. 135), e "lei" (v. 136). Talvez de maior importância, no entanto, é a lista de benefícios o cantor recebeu da sabedoria de Deus e da verdade: a luz e entendimento (v. 130), e orientação e direção (v.133). Não admira que o cantor anseia por palavras de Deus (v. 131) e mantém-los (v. 129). Na verdade, o salmista está tão capturado pela Palavra de Deus que ele deu e chora por aqueles que a rejeitam (v. 136). Todas essas respostas estão enraizados em um coração que os valores e honras a Deus e Sua Palavra. - Bill Crowder

 

Quão precioso é o Livro divino

Por inspiração dada!

Brilhante como uma lâmpada brilha suas doutrinas.

Para orientar nossas almas para o céu. - Fawcett


Pensamento do Dia: Como uma bússola, a Bíblia sempre nos aponta na direção certa.