>
 

Voz Mansa

Quando Deus falou com Elias no Monte Horebe, Ele poderia ter feito isso no vento, terremoto ou fogo. Mas Ele não o fez. Ele falou com uma "voz mansa e delicada" (I Reis 19: 12). Deus perguntou: "Que fazes aqui, Elias?" (v. 13), como ele se escondeu de Jezabel, que ameaçou matá-lo.

Resposta de Elias revelou o que Deus já sabia-a profundidade de seu medo e desânimo. Ele disse, com efeito, "Eu tenho sido em extremo zeloso pelo SENHOR, Deus dos Exércitos, porque os filhos de Israel deixaram o teu concerto, derribaram os teus altares e mataram os teus profetas à espada; e eu fiquei só, e buscam a minha vida para ma tirarem." (v.14).

Elias era realmente o único servindo a Deus? Não. Deus tinha "Também eu fiz ficar em Israel sete mil: todos os joelhos que se não dobraram a Baal, e toda boca que o não beijou." (v.18).

Nas profundezas do nosso medo ou desespero, nós também podemos pensar que somos o único servindo Deus. Isso pode acontecer logo após a altura de um sucesso, como aconteceu com Elias. Salmo 46:10 "Aquietai-vos e sabei que eu sou Deus; sou exaltado entre as nações, sou exaltado na terra."  lembra-nos "aquietai-vos e sabei" desse Seu Deus. Quanto mais cedo vamos nos concentrar nEle e no Seu poder, o mais rápido, vamos ver o alívio do nosso medo e auto-piedade.

Ambos os pratos conflitantes de nossos fracassos e altos alardear dos nossos sucessos podem abafar a voz ainda pequena de Deus. É hora de nos acalmar nossos corações para escutar Ele quando meditamos em Sua Palavra. -Albert Lee


Continue ouvindo a "voz mansa e delicada"

Se você está cansado na estrada da vida;

O Senhor fará com que seu coração se alegra

Se você deixará Ele levar sua carga. - Hess


"Disse-lhe Deus: Sai e põe-te neste monte perante o SENHOR. Eis que passava o SENHOR; e um grande e forte vento fendia os montes e despedaçava as penhas diante do SENHOR, porém o SENHOR não estava no vento; depois do vento, um terremoto, mas o SENHOR não estava no terremoto; depois do terremoto, um fogo, mas o SENHOR não estava no fogo; e, depois do fogo, um cicio tranqüilo e suave. Ouvindo-o Elias, envolveu o rosto no seu manto e, saindo, pôs-se à entrada da caverna. Eis que lhe veio uma voz e lhe disse: Que fazes aqui, Elias? Ele respondeu: Tenho sido em extremo zeloso pelo SENHOR, Deus dos Exércitos, porque os filhos de Israel deixaram a tua aliança, derribaram os teus altares e mataram os teus profetas à espada; e eu fiquei só, e procuram tirar-me a vida. Disse-lhe o SENHOR: Vai, volta ao teu caminho para o deserto de Damasco e, em chegando lá, unge a Hazael rei sobre a Síria. A Jeú, filho de Ninsi, ungirás rei sobre Israel e também Eliseu, filho de Safate, de Abel-Meolá, ungirás profeta em teu lugar. Quem escapar à espada de Hazael, Jeú o matará; quem escapar à espada de Jeú, Eliseu o matará. Também conservei em Israel sete mil, todos os joelhos que não se dobraram a Baal, e toda boca que o não beijou."

Os nomes dos dois "profetas poderosos" do Antigo Testamento levam consideração.. Elias é uma combinação do divino nomes El e Yahweh, que significa "Jeová é Deus". Eliseu também é construído a partir do nome El, e significa "Deus é salvação".- Bill Crowder


Pensamento do Dia: Para sintonizar a voz de Deus, devemos ajustar o ruído deste mundo.